Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
BRASIL

Praia da Pipa é a mais famosa do RN

Igor Ribeiro/AE
Tibau do Sul abriga a praia mais famosa
do Rio Grande do Norte: a Pipa
Ainda em direção ao sul, um pouco mais à frente da Barra de Tabatinga, logo se chega em Tibau do Sul, município da praia mais famosa do Rio Grande do Norte: a Pipa. Antes ainda da praia, há o Santuário Ecológico da Pipa, que fica no desvio da Rota do Sol para a Estrada da Pipa. O parque foi construído por um inglês para preservar um importante trecho da Mata Atlântica. As trilhas levam até duas horas para serem percorridas e levam o nome de alguns animais que podem ser encontrados no passeio (Trilha da Cotia, do Sagüi, do Salango, da Jibóia, etc.)

Mais alguns quilômetros e você chega à Avenida Baía dos Golfinhos, rua principal de Pipa, onde uma estreita faixa asfaltada transforma-se num corredor de lojas de artesanato, bijuterias, roupas, mais dezenas de barzinhos e restaurantes. Se você chegar lá de dia, tudo estará fechado, com exceção de alguns restaurantes. Essa avenida é, porém, o maior foco de agitação noturna do litoral sul, chegando a atrair jovens de Natal e até mesmo da Paraíba. Poucos metros abaixo, por outro lado, descendo a Ladeira do Cruzeiro, chega-se à areia da calma praia, uma beleza natural de rara comparação.

O trecho de acesso imediato do vilarejo à praia leva a um local de maior concentração de pescadores, onde as pedras não dificultam a passagem das barcarolas, mas tornam inviável o banho de mar. Mais ao norte, ao sopé das falésias de areia vermelha, fica o trecho mais propício para quem quer curtir as águas mornas da Pipa.

Tibau do Sul é conhecida, aliás, pelas formações arenosas variadas que acompanham a costa, cujo principal recorte são as falésias. Delas, os artesãos locais extraem a areia colorida para formar belíssimas paisagens dentro de garrafões de vidro.

Para quem tentou e não conseguiu ver os golfinhos do mirante de Barra de Tabatinga, em Pipa há outra oportunidade. De três em três horas saem escunas e lanchas que acompanham o balé dos bichos em alto mar.

Se a intenção é seguir mais ainda ao sul, Barra de Cunhau é uma ótima opção, no município de Canguaretama, a 86 km de Natal. Também merecem destaque os imensos coqueirais que se espalham pela região. Uma dica é aproveitar os passeios de barco que saem da praia, desbravando os mangues da região.

VEJA TAMBÉM:
» Genipabu tem a natureza como o turista quer
» Conheça Genipabu na garupa de um dromedário
» Buggy leva turista até Fortaleza
» No litoral norte se encontram belas paisagens e boa comida
» Cabo de São Roque é o Brasil mais perto da África
» Qualquer um mergulha em Maxaranguape
» Histórias de Natal, da ocupação à Segunda Guerra
» Caia na noite em Natal
» Cajueiro e baobá são atrações do litoral sul
» Saiba tudo sobre Genipabu

Agência Estado

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade