Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
COSTA DO SAUÍPE

Região é santuário de tartarugas

Rodrigo Savazoni/AE
Na Praia do Forte fica a
sede nacional do projeto Tamar
A região da Costa dos Coqueiros, norte da Bahia, é uma importante área de desova de tartarugas. Para cuidar delas e dos filhotes que nascem nas praias da região, foi criado há 19 anos o projeto Tamar. A sede nacional do projeto fica na Praia do Forte, onde se encontram um centro de divulgação, um pequeno zoológico e um museu. Lá, os biólogos do Tamar explicam o que é necessário fazer para preservar as tartarugas. Vale a visita, especialmente se o turista estiver acompanhado de crianças.

São cinco as principais espécies brasileiras de tartaruga (Cabeçuda, de Pente, Verde, Oliva e de Couro), e estão todas ameaçadas de extinção. Na área de desova são necessários alguns cuidados para que elas possam depositar seus ovos na praia. O principal deles diz respeito à luz.

No simpático vídeo exibido no museu do Tamar é possível aprender como fazer para não atrapalhar o nascimento do animalzinho. Para protegê-las basta não acender luzes nas proximidades da praia. As pequenas tartarugas saem do ninho à noite. O lugar mais iluminado que elas avistam é o oceano, e por isso é para ele que elas rumam. Porém, se uma luz é acesa na região do litoral, as tartaruguinhas podem se confundir e não chegar ao mar. Neste caso, morrem desidratadas ou na boca dos predadores.

Na Costa do Sauípe, onde foi construído o megaresort, o Tamar instalou uma base de operações. A razão para isso é o grande número de ninhos de tartarugas nas praias de Sauípe e Santo Antônio: mais ou menos 300 por ano. A base contará com um centro de informação e educação ambiental. Segundo o biólogo Paulo H. Lara, executor da base de Sauípe, desde a construção os arquitetos e engenheiros do empreendimento vêm se preocupando com a questão das tartarugas: "A colocação das luzes na região do resort procurou respeitar os nossos interesses", contou o biólogo.

Leia mais:
» A Bahia ganha um novo destino
» Projeto reúne gigantes da hotelaria mundial
» Pousadas temáticas fazem o charme do local
» Em Santo Antônio, o complexo dá lugar a barracas de sapé
» O mundo parou para as comunidades nativas da região
» Diversão na Costa dos Coqueiros
» Ecoturismo é opção para explorar a região
» Saiba como chegar lá e onde ficar

Agência Estado

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade