Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
COSTA DO SAUÍPE

Em Santo Antônio, o complexo dá lugar a barracas de sapé

Rodrigo Savazoni/AE
Ao invés de um grande complexo
hoteleiro, pequenas barracas de sapé
Ao chegar a praia, o turista hospedado no Costa do Sauípe irá se deparar com trechos de Mata Atlântica, Mata de Cocais, areia fina, recifes e mar aberto. Um cenário sedutor. No entanto, devido ao mar aberto e à variação das marés não será possível banhar-se no oceano durante o dia todo, mas somente na parte da manhã e no início da tarde. O mesmo serve para as outras praias da região: Imbassaí e Praia do Forte.

Caminhar pela praia vale a pena. Em poucos minutos, o cenário vai se transformando e o que antes era Sauípe passa a ser Santo Antônio. A fronteira não existe, mas é facilmente perceptível. Ao invés de um grande complexo hoteleiro, pequenas barracas de sapé. No lugar dos turistas, os moradores da região.

É em Santo Antônio que provavelmente ocorrerá o primeiro contato entre hóspedes e nativos, um contato que tem tudo para ser fortuito e agradável. O visitante que conseguir deixar o conforto do Sauípe poderá passear de jangada com os pescadores, comer um típico pitu (camarão de água doce) pescado no rio que desemboca na praia e conhecer melhor os habitantes dos povoados de Diogo e Santo Antônio.

Ressalta o professor Silvestre, diretor do Instituto de Hospitalidade (IH) responsável pelo projeto da Costa do Sauípe: "não queremos que a população nativa seja apenas objeto de curiosidade dos turistas. Eles não têm vocação para o pitoresco". "Temos é que saber unir muito bem o tradicional e o moderno, para que todos saiam ganhando", completa.

Santo Antônio é uma praia muito pouco freqüentada. De complicado acesso - 30 minuto caminhando por dunas a partir do vilarejo de Diogo ou 15 minutos pela praia de Sauípe - são poucos os turistas que a ela se dirigem para passar seus dias de férias. E mesmo os habitantes nativos não estão presentes o tempo todo. "Só nos dias que o mar dá peixe", informa um pescador.

Leia mais:
» A Bahia ganha um novo destino
» Projeto reúne gigantes da hotelaria mundial
» Pousadas temáticas fazem o charme do local
» O mundo parou para as comunidades nativas da região
» Diversão na Costa dos Coqueiros
» Ecoturismo é opção para explorar a região
» Região é santuário de tartarugas
» Saiba como chegar lá e onde ficar

Agência Estado

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade