Turismo Notícias  
Capa
Brasil
América
Europa
Outros Destinos
Pacotes
Serviços
Previsão do tempo
Vídeos e fotos
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões

Mercado mundial do turismo deve crescer entre 2 e 3%, segundo a OMT

O mercado mundial do turismo deve ter em 2003 um crescimento comparável ao de antes de 11 de setembro de 2001, com uma alta entre 2 e 3%, informou a OMT (Organização Mundial de Turismo) em um relatório recebido esta segunda-feira sobre as últimas tendências do setor.

"O crescimento mundial deve voltar a ter a partir de 2003 taxas idênticas às que conhecemos antes de 11 de setembro de 2001", estimou o diretor de comunicações da OMT, Rok Klancnik. "No próximo ano deve se registrar um crescimento de 2 a 3%, que deve continuar em 2004 com uma alta entre 3 e 4%", prosseguiu.

Além do mais, o mercado mundial deve progredir 1% em 2002, após um recuo de 0,6% em 2001, segundo o presidente da IPK International e fundador do World Travel Monitor, Rolf Freitag, citado no relatório. A demanda global de turismo para os Estados Unidos caiu 12% nos primeiros seis meses de 2002, e só deve cair 2% em todo o ano, após uma queda de 5% registrada em 2001, diz o relatório.

Nos oito primeiros meses de 2002, os melhores resultados (em termos de porcentagem de crescimento de viagens européias) foram conseguidos pela Hungria, Noruega e Eslováquia, com altas entre 5 e 10% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Por sua vez, Alemanha, França, Suécia, Dinamarca e Suíça registraram baixas de 2% ou mais durante esse período. O fator preço teve uma "forte incidência" nas viagens dos europeus, que privilegiaram este ano férias na Bulgária, Croácia e Eslováquia, segundo os dados da comissão européia do turismo, citados no relatório.

No entanto, alguns destinos distantes como China e África do Sul contradisseram este dado, com avanços de dois dígitos em 2002 para turistas procedentes da Europa. Índia também deve alcançar esse nível de crescimento este ano. Por outro lado, nem todos os destinos árabes sofreram uma redução da demanda por parte dos países ocidentais: Dubai continua atraindo os europeus e Marrocos espera terminar o ano com uma baixa de apenas entre 2 e 3% em relação a 2001.

Este relatório foi feito após a nona edição do Fórum IPK em Pisa, Itália, no início de novembro, que reuniu cinquenta especialistas de 30 países diferentes, com a cooperação da OMT, a comissão européia de turismo, a associação de turismo Ásia-Pacífico, a associação da indústria do turismo americana e a secretaria de comércio americana.

AFP

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade