Turismo Notícias  
Capa
Brasil
América
Europa
Outros Destinos
Pacotes
Serviços
Previsão do tempo
Vídeos e fotos
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
ILHA DOS DEUSES

Ocupação hoteleira de Bali cai a menos de 10 por cento

A ocupação hoteleira de Bali caiu a menos dos dez por cento, três semanas depois do trágico atentado que causou quase 200 mortes na localidade turística de Kuta, nesta ilha indonésia.

Antes do fatídico 12 de outubro, quando uma caminhonete-bomba explodiu na porta de uma discoteca de Kuta enquanto outro artefato explodia em um bar próximo, a ocupação hoteleira na denominada "ilha dos deuses" ultrapassava os 70 por cento, informou o jornal "The Jacarta Post".

"Pedimos ajuda ao Governo", disse Yanti Sukamdani, presidente da Associação de Hotéis e Restaurantes da Indonésia, que acrescentou que mais de 3.000 reservas foram canceladas nas últimas semanas.

O presidente da Sociedade Indonésia de Turismo, Pontjo Sutowo, esclareceu que alguns hotéis de luxo situados na região de Nusa Dua, no sul de Bali, registraram nesta semana uma ocupação hoteleira de somente três por cento.

A tragédia de Bali também afetou o negócio hoteleiro de outras regiões do país, especialmente em Jacarta, a capital, onde a maioria dos hóspedes são homens de negócios e o índice de ocupação foi reduzido a 45 por cento.

Diante da crise gerada, a indústria hoteleira de Bali junto com as companhias aéreas locais lançarão campanhas dirigidas ao turismo local para fazer frente aos cancelamentos, com pacotes que incluam tarifas a preços reduzidos, detalhou Yanti.

No entanto, o presidente da Sociedade Indonésia de Turismo, é mais partidário de campanhas de conscientização para que os turistas percam o medo e retornem a Bali, assim como pedir aos governos estrangeiros que suspendam as advertências a seus cidadãos de não viajar para a Indonésia.

Vários países, entre eles a Austrália, os Estados Unidos, o Reino Unido e a Nova Zelândia, recomendaram a seus cidadãos que não viajem a este país asiático devido à possibilidade de que haja novos atentados.

Oitenta por cento da receita de Bali provêm do turismo, setor no qual trabalham direta ou indiretamente 45 por cento da força de trabalho da ilha, onde a cada ano chegam 1,5 milhões de turistas estrangeiros.

Também como conseqüência do atentado, o Governo será obrigado a revisar em baixa o crescimento econômico do país para 2002, dos cinco por cento previstos aos 4,5 por cento, segundo os meios locais.

Também teme-se que o índice de inflação deste ano chegue a 9,5 por cento, quando a previsão inicial apontava a oito por cento, mas o Governo manterá o preço do barril em 22 dólares, acrescentaram as fontes.

Agência EFE

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade