Turismo Notícias  
Capa
Brasil
América
Europa
Outros Destinos
Pacotes
Serviços
Previsão do tempo
Vídeos
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
EUROPA

França se mantém em 2002 como primeiro destino turístico mundial

A França se mantém este ano como primeiro destino turístico mundial, embora os resultados sejam inferiores aos de 2001, por causa da deterioração da conjuntura mundial depois dos atentados do 11 de setembro nos EUA, informou hoje, quarta-feira, seu secretário de Estado de Turismo, Léon Bertrand.

No total se contabilizaram 76,5 milhões de turistas estrangeiros que gastaram 34 bilhões de euros (33,32 bilhões de dólares), o que implica um saldo positivo de 15 bilhões de euros (14,7 bilhões de euros) nos intercâmbios exteriores, disse Bertrand na apresentação do balanço da temporada turística de verão.

"Os clientes estrangeiros se mantiveram fiéis a nosso país, em particular os da Europa do norte, a Espanha ou a Itália", afirmou o secretário de Estado, que observou que houve uma "baixa sensível" dos turistas japoneses e americanos.

Quanto aos franceses, aumentaram suas viagens turísticas pela França e reduziram "levemente" as realizadas fora do país.

Por regiões, a Bretanha e Pays da Loire tiveram um aumento do número de turistas, da mesma forma que as cidades em conjunto, enquanto se manteve estável o litoral e as áreas rurais em geral.

Houve uma diminuição nas regiões montanhosas e, muito em particular, nas Antilhas (-20%).

Por tipos de hospedagem, os hotéis sofreram uma "leve queda" de clientes, ao contrário do cámping, as casas rurais e outro tipo de residências, nos quais se detectou uma "leve alta".

O responsável de Turismo acrescentou que "os resultados de 2002 afirmam o lugar da França no turismo mundial como uma das primeiras atividades econômicas de nosso país", com mais de 11.000 empregos criados no primeiro trimestre.

Mas admitiu que atravessa um momento de fragilidade, por isso defendeu o aumento dos meios de promoção no exterior, e o desenvolvimento de novas cooperações entre o Estado, os municípios e os profissionais.

Agência EFE

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade