Turismo Notícias  
Capa
Brasil
América
Europa
Outros Destinos
Pacotes
Serviços
Previsão do tempo
Vídeos
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões

Mais turistas visitam o Ceará

Apesar das discordâncias iniciais entre Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza e representantes do setor turístico sobre a promoção da atividade no Ceará e das expectativas desfavoráveis com relação à alta estação de julho, o fato é que o período foi positivo para o turismo cearense.

Na semana passada, a Secretaria do Turismo divulgou os números e considerou boa a alta estação de julho de 2002.

O fluxo turístico para o Ceará via Fortaleza foi de 173.436 turistas, 2% maior do que a expectativa inicial e 2,5% superior ao fluxo registrado em 2001. Dentre estes turistas, foi considerável a demanda internacional que cresceu 22,4% com relação ao ano passado.

Segundo o sub-secretário do Turismo, Antônio de Matos Brito, isso se deveu ao aumento do número de vôos internacionais diretos para Fortaleza e à maior divulgação do destino no Exterior. Soma-se a isso a valorização do dólar americano frente ao Real registrada desde o começo de junho. A receita turística do período foi 4,1% superior à gerada em 2001.

Ainda de acordo com a Setur, a taxa de ocupação dos hotéis ficou em 67%, cerca de 14,5% abaixo da que foi observada em 2001. Para o sub-secretário, a justificativa para a baixa foi o aumento de 12% na oferta hoteleira do Estado. Afirmação essa confirmada pelo presidente da Associação dos Meios de Hospedagem e Turismo (AMHT), Marco Aurélio Câmara.

Segundo ele, o aumento de oito mil vagas nos hotéis provocou a diluição do fluxo em julho. Ele afirma que a maioria dos pequenos hotéis da AMHT, teve baixa de 15% na ocupação de julho deste ano comparada a 2001.

Mas até dezembro, quando começa o próximo período turístico, não existe preocupação, por parte da AMHT, quanto à ocupação dos hotéis. Marco Aurélio explica que já estão agendados muitos congressos e eventos importantes. "O segundo semestre para a gente é sempre tranqüilo. Baixa estação mesmo é o período de março a junho", diz.

Se a taxa de ocupação foi bem inferior ao desejado pela Setur e pelos próprios hotéis, no período do Fortal ela chegou a 79,2%. Dado que mostra o impacto da micareta e a penetração do evento a nível nacional. Se para alguns isso poderia significar prejuízos, já que o movimento se concentra só no final do mês e os turistas acabam escolhendo outros locais para iniciar suas férias de julho, para os hoteleiros o Fortal só traz coisas boas.

"A micareta ajuda demais. Para os pequenos hotéis, o bom é esta concentração", afirma Marco Aurélio Câmara.

O Povo

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade