Turismo Notícias  
Capa
Brasil
América
Europa
Outros Destinos
Pacotes
Serviços
Previsão do tempo
Vídeos
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
TOMBAMENTO

Vila de Paranapiacaba torna-se patrimônio histórico nacional

A Vila de Paranapiacaba agora é patrimônio histórico nacional. A decisão foi tomada em reunião dos conselheiros do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O processo de tombamento durou cerca de 17 anos.

"O reconhecimento nacional, por parte do Iphan, contempla a longa luta de todos que conhecem o lugar e sonham com a preservação da nossa Vila Inglesa", afirma João Avamileno prefeito de Santo André.

A Vila de Paranapiacaba já havia sido tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo) em 1987.

Desde 1947, com a ascensão do transporte rodoviário no Brasil, Paranapiacaba sofreu um processo de degradação acelerado por conta do descaso dos responsáveis por sua conservação.

A criação da Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense, em janeiro de 2001, possibilitou a chegada de diversos serviços que antes só eram encontrados no centro de Santo André.

Vários projetos foram implantados, entre eles a capacitação de monitores para o atendimento ao turista, cursos esportivos, de artesanato e oficinas culturais, atividades de educação ambiental, de recreação e lazer, criação de espaço para venda de arte e artesanato, além da definição e implementação de um calendário de eventos.

Agência Brasil

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade