Turismo Notícias  
Capa
Brasil
América
Europa
Outros Destinos
Pacotes
Serviços
Previsão do tempo
Vídeos
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
EVENTOS

Definido calendário 2002 das festas típicas de Santa Catarina

Outubro é o mês das grandes festas em Santa Catarina. São atrações irresistíveis como a gastronomia, manifestações culturais, chope gelado e muita gente bonita no embalo do som contagiante das bandas típicas alemãs.

A mais famosa das festas do estado é a Oktoberfest. Essa versão da festa que acontece todos os anos em Munique, na Alemanha, chegou ao Brasil em 1984, com o objetivo de ajudar os habitantes de Blumenau a reconstruir a cidade, destruída por uma cheia no ano anterior. Depois dela, outras celebrações vieram no seu rastro.

A receita do sucesso está na miscigenação étnico-cultural do povo catarinense, formado basicamente por descendentes europeus de origem alemã, italiana, portuguesa, açoriana e, em menor escala, austríaca, polonesa, ucraniana e norueguesa.

Ao todo, são 12 eventos com características próprias, mas que mantêm em comum a força das tradições, manifestadas através da música, do folclore, da gastronomia, do hábito de beber cerveja e da alegria de viver.

A começar pela Oktoberfest de Blumenau, que acontece de 10 a 26 de outubro, segunda maior festa da cerveja do mundo. A festa dura duas semanas e meia, tem mais de 400 horas de música e recebe milhares de pessoas. Tem desfiles alegóricos, distribuição de chope nas ruas e muita animação nos cinco pavilhões do complexo da Proeb, local onde acontece a festa.

Em Joinville, tem a Fenachopp, de 8 a 28 de outubro, com atrações extras como o concurso de tomadores de chope em dúzia, a Kinderfest (para os baixinhos), luta de braço, corrida do barril e o choppwagen.

Na Fenarreco de Brusque (10 a 26/10), as atrações ficam por conta do "ente mit rotkohl", marreco com repolho roxo, uma das iguarias mais apreciadas da culinária alemã, além de shows diários com nomes consagrados da música popular brasileira.

A medieval prática do tiro ao alvo é revivida na Schützenfest de Jaraguá do Sul (10 a 20/10), em competições de tiros, desfiles alegóricos, espetáculos folclóricos e muita tradição.

Hoje em Dia

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade