Turismo Notícias  
Capa
Brasil
América
Europa
Outros Destinos
Pacotes
Serviços
Previsão do tempo
Vídeos
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
EUROPA

Praga sofre a maior enchente da história

O centro medieval de Praga estava sob a água hoje, apesar dos esforços das autoridades em construir barreiras na beira do rio Vlatva, que corta a capital tcheca. Dezenas de milhares de moradores fugiram.

Em plena temporada turística, a chuva também provoca inundações em outras cidades históricas européias, como a alemã Dresden. Salzburgo, na Áustria, também estava ameaçada de enchente.

Comerciantes, soldados e centenas de voluntários trabalharam incessantemente para construir barreiras com sacos de areia junto ao Vlatva, mas a água foi mais forte e deve provocar estragos no pitoresco bairro de Mala Strana, ao pé do imponente castelo de Praga, e chegar à praça da Cidade Velha, construída no século 13.

As chuvas na cabeceira do rio, ao sul, indicam que o nível das águas do Vlatva ainda deve aumentar mais. Um homem de 52 anos morreu num subúrbio quando tentava salvar seu cão da torrente. Com ele, já são oito mortos, e há vários desaparecidos.

Segundo as autoridades, é a pior enchente nos 800 anos de história de Praga. "A situação é realmente muito séria. As pessoas estão enfrentando isso com grande coragem", afirmou o primeiro-ministro Vladimir Spidla, que enfrenta seu primeiro grande teste desde que assumiu o governo, em junho.

Em princípio, alguns moradores resistiram em deixar a cidade, mas a maioria mudou de idéia ao ver as águas do rio atingindo o nível das casas. As ruas estão praticamente vazias, faltou luz em vários bairros e a polícia reforçou o contingente para evitar saques.

O rio Vlatva está com um volume de 4,5 mil metros cúbicos por segundo, o maior em mais de cem anos e quase 30 vezes o normal. Todas as pontes de Praga estão fechadas, inclusive a ponte Carlos, do século 14.

Segundo os especialistas, esta inundação pode provocar mais prejuízos do que a de 1997, quando os danos foram avaliados em quase 1,9 bilhão de dólares. Naquela ocasião, cerca de 50 pessoas morreram.

Neste ano, as chuvas já provocaram prejuízos de milhões de dólares e atingiram duramente a atividade turística, muito lucrativa para a República Tcheca. A moeda nacional, a coroa, sofreu uma queda na cotação, e a Bolsa interrompeu os trabalhos por causa da retirada dos moradores. A meteorologia diz que a situação começará a melhorar gradualmente a partir de terça-feira.

Leia mais:
» Fotos: enchentes assolam a Europa
» Confira o roteiro de Praga

Reuters

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade