Turismo Notícias  
Capa
Brasil
América
Europa
Outros Destinos
Pacotes
Serviços
Previsão do tempo
Vídeos
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
PORTUGAL

Santuário mariano de Fátima recebe milhares de peregrinos

O santuário de Fátima, no centro de Portugal, espera hoje, terça-feira, milhares de peregrinos portugueses de várias partes do país para comemorar o aniversário de uma das aparições marianas para três crianças no local conhecido como gruta de Iría, em 1917. As comemorações começaram ontem e culminarão hoje com missas oficiadas pelo bispo emérito de Setúbal, Manuel Martins.

Outro bispo, o de Angra do Heroísmo (ilhas Açores), Antônio de Sousa Braga, defendeu, na segunda-feira, em homilia que "qualquer solução verdadeiramente democrática para os problemas da emigração tem que se fundamentar no ser humano". O bispo lembrou que Portugal sempre foi um povo de peregrinos e emigrantes e que isso pode ajudar a "criar as condições de apoio e a integração" para os estrangeiros que estão chegando ao país, principalmente africanos, brasileiros e do leste da Europa.

Após uma noite de vigília, hoje serão celebradas várias missas no santuário da gruta de Iría, que serão encerradas com a bênção aos doentes e com a chamada procissão do Adeus. As peregrinações a Fátima evocam as seis aparições marianas a três crianças pastorinhas portuguesas -Francisca, Jacinto e Lucia-, nos dias 13, de maio a outubro de 1917, com exceção da aparição de agosto, que aconteceu no dia 19, segundo a tradição.

O Papa João Paulo II tem grande devoção pela Virgem de Fátima, a cujo santuário peregrinou várias vezes, e a quem atribui ter salvo sua vida em 13 de maio de 1981, quando foi atingido por um tiro do turco Ali Agca, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

A única das videntes de 1917 que está viva, Lucia -prima de Francisca e Jacinto-, atualmente religiosa de um convento português, comunicou ao Papa em sua última visita o conteúdo do terceiro segredo de Fátima, que supostamente teria relação com o atentado ao pontífice e com o desmoronamento do bloco comunista.

EFE

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade