Turismo Notícias  
Capa
Brasil
América
Europa
Outros Destinos
Pacotes
Serviços
Previsão do tempo
Vídeos
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
VISITAS

Cultura e diversão no coração dos Flandres

Bruxelas é a capital da Bélgica, porta de entrada da nação e sede da União Européia (UE) e da Aliança Militar do Atlântico Norte (Otan). Mas não é apenas de títulos que vive a maior cidade do país. Com um aglomerado urbano que não ultrapassa a casa de um milhão de habitantes, o lugar concentra um dos maiores acervos de arte do mundo, espalhados em diversos museus, monumentos a perder de vista, e muita badalação em seus estabelecimentos turísticos.

Para quem acaba de chegar a Bruxelas, o melhor a fazer é visitar a zona mais famosa da capital: a Grand Place (Grande Praça), também conhecida como Praça dos Mercados, e principal cartão-postal local. Sua composição, que lembra um imenso retângulo, é pontilhada de imponentes construções, cujos estilos predominantes são o gótico e o barroco, e em menor escala, o neogótico e o clássico. As fachadas douradas dos prédios do lugar, intercalados por cafés e restaurantes, fazem parte das fotografias de dez entre dez turistas que visitam a cidade.

A área da Grand Place possui inúmeras edificações dos séculos XIII ao XVI. O monumento mais conhecido da praça é o antigo prédio da prefeitur, onde hoje funciona o Hotel de Ville. Lá, pode-se visitar o primeiro andar da construção e aproveitar o visual que se descortina da sacada. Seu projeto arquitetônico, de estilo gótico, é encimado por uma gigantesca torre, avistada de vários pontos de Bruxelas, e cujo topo ostenta uma estátua em ouro de São Miguel.

Outros monumentos que merecem destaque no local são a Casa do Rei, erguida no século XIII, o Palácio Real e a Casa do Parlamento. Funcionam no local ainda o Museu da Cidade, que se dedica à história de Bruxelas, além do Museu da Confederação Belga das Cervejarias, onde se pode conhecer desde a origem até os processos de fabricação da bebida que, como no Brasil, é a predileta. Um exemplo dessa paixão: o país detém a quarta produção mundial de cerveja e possui nada menos que 110 fábricas dedicadas à produção da "loirinha", que lá não possui apenas esta coloração.

A Grand Place é desde a época medieval o epicentro da vida comercial, cultural e social de Bruxelas. Nas imediações da praça, ainda sobrevivem as casas das guildas, lugar onde se reuniam os trabalhadores de uma mesma profissão e que desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento econômico da região dos Flandres durante as idades Média e Moderna. Até hoje é possível ver esses estabelecimentos, alguns em bom estado de conservação, que ainda exibem suas fachadas bastante adornadas.

O local é também muito apreciado pelos amantes de chocolates. Lá, estão situadas as aclamadas marcas Godiva e Neuhauss, conhecidas pela produção de bombons recheados, cujo sabor é difícil de esquecer. No lugar das casas das guildas, funcionam bares, restaurantes e cafés, que servem os deliciosos waffles, tipos de massa arredondada coberta com toda variação possível de guloseimas, de caldas de morango a sorvetes. A praça concentra ainda grande parte dos festivais e cerimônias da capital.

Correio da Bahia

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade