Turismo Notícias  
Capa
Brasil
América
Europa
Outros Destinos
Pacotes
Serviços
Previsão do tempo
Vídeos
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
PREJUÍZO

Queda no número de visitantes dos parques faz Disney lucrar menos

A Walt Disney, gigante do mundo do espetáculo e do entretenimento, anunciou hoje, quinta-feira, uma forte queda nos lucros do terceiro trimestre devido à diminuição do número de pessoas que visita seus parques temáticos.

A Disney registrou lucros líquidos de 364 milhões de dólares ou 18 centavos de dólar por ação no terceiro trimestre fiscal, que acabou em 30 de junho, frente aos 527 milhões de dólares ou 25 centavos de dólar por ação, obtidos no mesmo período em 2001.

O faturamento trimestral caiu 3 por cento para 5,8 bilhões de dólares, em relação aos 5,96 bilhões obtidos no mesmo período do ano passado.

A Disney divulgou receita pró forma de 343 milhões de dólares ou 17 centavos de dólar por ação, frente aos 610 milhões de dólares ou 29 centavos de dólar por título do ano passado.

Apesar dos resultados, as cifras foram condizentes com as expectativas dos analistas de Wall Street entrevistados pela Thomson/First Call, que calcularam uma média que variaria entre 12 e 19 centavos por ação.

A empresa anunciou que a queda no faturamento foi resultado de fatores externos como o enfraquecimento do turismo e a recessão econômica em geral.

Por esse motivo, os diretores da Disney anunciaram que reduziriam suas expectativas de lucros por ação para o quarto trimestre.

A divisão de parques temáticos, que inclui os complexos turísticos e de entretenimento da Flórida e da Califórnia, representaram 40 por cento do faturamento operacional da Disney, no ano fiscal de 2001.

No terceiro trimestre fiscal, a receita nessa unidade caiu 5 por cento, para 1,8 bilhão de dólares, e os lucros operacionais caíram para 467 milhões.

Outra motivo da queda de lucros do conglomerado, é a rede de televisão ABC, pertencente ao grupo Disney, que passa por dificuldades e enfrenta uma queda nos índices de audiência.

A receita da divisão de canais de televisão pertencentes à Disney caiu 10 por cento, para 2,1 bilhões de dólares, e os lucros operacionais caíram 40 por cento, para 288 milhões de dólares.

A receita procedente das atividades dos estúdios cinematográficos, no entanto, aumentou 3 por cento, para 1,4 bilhão de dólares, mas os lucros operacionais foram reduzidos em 66 por cento, devido ao fracasso de bilheteria de filmes como "Bad Company" e "Pearl Harbor".

As ações da Disney perderam no pregão de hoje 0,90 dólar, e fecharam cotadas a 16,83 dólares.

EFE

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade