Vida e Saúde Vida Saudável
Sites relacionados
Dr. Mundi
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Vida Saudável
  Tira-dúvidas
Estado emocional está entre as causas da acne

Tira-dúvidas
Introdução
Espinha psicológica
O que é?
Pele oleosa
Alimentação
Adulto tem espinhas?
Soro fisiológico
Hidratante e protetor solar
Espinhas e sexo
Limpeza de pele em casa?
Pasta de dente
Mais artigos do ABC da Saúde

O que é acne? Como posso me prevenir? Como é o tratamento?

Rodrigo Barbosa, 16 anos.

Acne é uma infecção da unidade pilosebácea, de localização preferencial na face e no dorso (costas). É caracterizada pelo aparecimento de comedões (cravos) e lesões inflamatórias (espinhas).

Ocorre com mais freqüência no adolescente, mas também pode se estender na idade idade adulta.

A prevenção se dá pela orientação do dermatologista, principalmente quando o adolescente tem antecedentes familiares de acne. Recomenda-se, logo que o indivíduo entrar na adolescência, procurar um dermatologista para saber qual o tipo de higienização indicada para o seu tipo de pele.

O tratamento depende do grau do problema, podendo ser utilizado desde os sabonetes adstringentes e medicamentos tópicos até o uso de antibióticos orais ou o uso de retinóides; que é uma família de drogas relacionada a vitamina A.
Volta ao início

Quando fico muito nervosa, as espinhas inflamam. É coincidência?
Sandra Geísa, 16 anos.

Não é coincidência. Isso tem fundamento cientifico. Foi feito trabalho na Inglaterra que demonstrou que os estudantes, na semana de provas, aumentavam a quantidade de áxidos graxos livres na pele; um aumento da função da glândula sebácea. A quantidade de espinhas aumentava.
Volta ao início

Minha pele é muito oleosa. Quais as vantagens disso e o que posso fazer para controlar a oleosidade no decorrer do dia? É verdade que pele oleosa envelhece menos?
Flávia, 22 anos.

O controle da oleosidade se dá pelo uso de sabonetes apropriados, como aqueles à base de hamamélis, peróxido de benzoíla ou enxofre, por exemplo. Também pode ser usada uma loção desengordurante ou secativa.
Lembrando que nenhum produto deve ser aplicado na pele com acne sem a prévia consulta a um dermatologista. Ele é o único profissional capacitado para avaliar a sua pele e determinar qual o produto indicado para ela.
Uma vantagem de se ter pele oleosa é a tendência de desenvolver rugas mais tardiamente. Mas o processo de enrugamento da pele depende de outros fatores, além do nível de oleosidade: a ação, do sol, por exemplo.
Volta ao início

Quais os alimentos são prejudiciais a quem tem espinhas?
Marina Tavares, 14 anos.

A questão dos efeitos que a dieta provoca na acne é bastante discutida. Existem trabalhos científicos que mostram que uma alimentação rica em gordura e bastante calórica exacerba um processo de acne já existente. Outros trabalhos discordam desse princípio. Em linhas gerais, abrir mão de consumir determinado alimento por conta da acne vai de acordo com a experiência pessoal: se você percebe que um alimento piora seu quadro de acne, evite-o.
Volta ao início


Tenho 24 anos e estou com a pele cheia de cravos e algumas espinhas. Com bem mais alto grau do que tinha na adolescência. É normal?
Carmem Cybelle, 24 anos.

Não é normal. A acne juvenil é uma patologia da adolescência. Aos 24 anos, a causa deve ser outra, de ordem interna ou externa. Provavelmente, deve ser algum problema ovariano e você deve procurar um ginecologista.

Outra causa provável é algum medicamento que você esteja tomando e que pode levar ao aparecimento de acne. De ordem externa, pode ser uma reação a algum cosmético ou mesmo um filtro solar.
Volta ao início

Passar soro fisiológico antes de dormir adianta alguma coisa para melhorar as espinhas?
Adriana, 26 anos.

Não, o soro fisiológico não age como tratamento de acne. O que é importante fazer antes de dormir é a higienização da pele, que deve ser com água limpa e sabonete que efeito anti-oleosidade.
Volta ao início

É verdade que quem tem espinhas não deve usar hidratantes e protetor solar?
Franciele Cardoso, 21 anos.

Quem tem espinha, tem pele oleosa e, por conta disso, o uso de hidratante vai agravar. Quanto ao filtro solar, pode usar, desde que seja em gel. Hidratante, de jeito nenhum.
Volta ao início

Existe alguma relação entre atividade sexual e aumento das espinhas?Marcos Paulo, 20 anos.

Nenhuma. Existe uma crendice popular de que a masturbação causa espinhas, mas isso não tem nenhum fundamento científico. A acne é comum na adolescência devido a hiper função da glândula sebácea; comum na adolescência. É nessa fase que começam a agir os hormônios sexuais, mas não tem existe nenhuma relação entre as espinhas e os procedimentos sexuais da pessoa.
Volta ao início

Não tenho dinheiro para ir a uma esteticista. Posso eu mesma espremer os cravos da minha pele?
Pedro Mota, 19 anos.

Em hipótese alguma. A extração de cravos e espinhas pelo paciente vai levar a marcas, que poderão ser definitivas. O esteticista tem uma técnica para realizar essa extração: ambiente asséptico, produtos para amolecer os cravos e outros procedimentos.

Esse tipo de procedimento, quando feito em casa, normalmente a pessoa está com as unhas contaminadas, a pele também e os cravos não foram amolecidos. O ambiente contaminado deixa a pele suscetível a infecções secundárias, devido aos microtraumas que a pessoa provoca com a unha.

Para pessoas que não têm condições financeiras de ir a uma esteticista, é bom lembrar que é muito raro um dermatologista indicar uma limpeza de pele. Em vez disso, costuma-se optar por produtos dermatológicos que diminuem o surgimento de cravos e sabonetes abrasivos que fazem uma limpeza mais profunda da pele.
Volta ao início

Pasta de dente pode ser usada como secativo para espinhas?
Alberto Ferraz, 19 anos.

Essa história da pasta de dente não tem nenhum fundamento científico. O que acontece é que a pasta de dente, em contato com o ar, resseca. Daí, a pessoa pensa que ressecou a espinha. Não tem absolutamente nenhuma relação. Na verdade, deve piorar porque vai ocluir o poro.
Volta ao início

Tereza Melo Sousa/ Especial para o Terra

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade