Vida e Saúde Vida Saudável
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Vida Saudável
  COMBATE AO FUMO
Outros métodos funcionam?

Pare de fumar!
» Campanha contra o cigarro
» Os números deste mal
» Males causados pelo cigarro
» Aprenda a parar de fumar
» Pare de fumar sem engordar
» Abandonar o cigarro compensa
» Ame seus filhos: não fume
» Outros métodos funcionam?
» Teste: você é viciado em cigarro?
» Quiz: você sabe parar de fumar?

Hipnose, acupuntura a agulha ou a laser, feedback fisiológico, cigarros artificiais sem drogas, aromaterapia, fórmulas de erva e adesivos de lobélia são alguns dos métodos que prometem acabar com o vício.

Mas, segundo o relatório "Abordagem e Tratamento do Fumante", uma parceria do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer, nenhum deles tem eficiência comprovada cientificamente e, por isso, não devem ser uma opção para quem está tentando parar de fumar.

A melhor técnica para parar de fumar é mesmo a mudança de comportamento ( veja aqui como fazer isso e parar de fumar). Na grande maioria dos casos, essa tática é suficiente para que se abandone o vício - ainda que seja necessário se tentar repetidas vezes.

Às vezes, porém, o tratamento de substituição de nicotina pode ser recomendado. Nesse tipo de tratamento, o fumante substitui o cigarro por doses de nicotina - aplicadas em goma ou em adesivo - que vão sendo gradualmente diminuídas.

Se você já tentou parar de fumar repetidas vezes mas não obteve resultados, talvez esse método sejam a solução. Procure um médico: apenas ele pode prescrever tratamentos.

Bianca Piragibe / Redação Terra

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade