Vida e Saúde Vida Saudável
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Vida Saudável
  COMBATE AO FUMO
Ame seus filhos: não fume

Pare de fumar!
» Campanha contra o cigarro
» Os números deste mal
» Males causados pelo cigarro
» Aprenda a parar de fumar
» Pare de fumar sem engordar
» Abandonar o cigarro compensa
» Ame seus filhos: não fume
» Outros métodos funcionam?
» Teste: você é viciado em cigarro?
» Quiz: você sabe parar de fumar?

Abortos, nascimentos prematuros, bebês de baixo peso, sangramentos, complicações com a placenta e na hora do parto, defeitos congênitos, mortes fetais e de recém-nascidos. Fumar durante a gravidez é um sério fator de risco para todos esses problemas.

Quando uma gestante fuma, as substâncias tóxicas não ficam apenas em seu corpo - ao contrário, elas seguem pelo sangue até o feto, que se torna sujeito a seus efeitos, como qualquer fumante. Um único cigarro fumado é capaz de acelerar, em poucos minutos, os batimentos cardíacos do feto.

Após o parto, o cuidado deve continuar por causa da amamentação: se a mãe fumar, a nicotina vai passar pelo leite e acabar sendo absorvida pelo bebê.

Mesmo após o período de amamentação, a criança continua exposta aos perigos do tabaco. Por ser obrigada a respirar em um ambiente com fumaça de cigarro, os filhos de fumantes adoecem duas vezes mais do que os filhos de não fumantes.

Por tudo isso, se você tem ou vai ter filhos, repense seus hábitos. Se todos os males que o cigarro causa à sua saúde ainda não tinham te convencido a largar o vício, pense na saúde de seu filho.

Informações do Instituto Nacional do Câncer

Bianca Piragibe / Redação Terra

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade