Vida e Saúde Saúde em dia
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  VIVA MAIS
Acréscimo de ferro e ácido fólico na farinha beneficia grávidas
Sexta, 17 de janeiro de 2003, 18h18

Redação Terra
Confira também
Especiais:
Informações e testes sobre estresse e como viver melhor

Notícias:
Mais sobre Qualidade de Vida
Artigos sobre longevidade
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de oficializar a portaria que determina aos fabricantes de farinhas de trigo e de milho o acréscimo de ácido fólico e ferro em seus produtos, com a finalidade de diminuir a incidência de doenças, a desnutrição e os problemas decorrentes da deficiência dessas vitaminas em gestantes. Defeitos no feto, por exemplo.

A iniciativa é vista por alguns profissionais como o início de uma batalha contra a má-alimentação da população brasileira e a reversão do atual quadro social.

Segundo a nutricionista Andréa Ramalho, doutora em Ciências da Saúde Pública, professora titular do Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a medida é, sem dúvida, um avanço nas questões de saúde e nutrição do país e deve ser associada a outras iniciativas na solução do problema da desnutrição e da má-alimentação, principalmente em crianças.

“O combate às deficiências nutricionais mais prevalentes no mundo se dá por meio de programas e leis governamentais. Apesar do sucesso de algumas iniciativas, a experiência mostra que as ações relacionadas com suplementação de apenas um ou dois micronutrientes - como é o caso da lei brasileira - na maioria dos segmentos populacionais afetados têm apresentado efeitos limitados.

Embora a deficiência de micronutrientes possa ocorrer isoladamente, a combinação entre eles é essencial e a falta de algumas vitaminas e minerais pode reduzir o impacto de programas desta natureza”, explica a nutricionista.

Para Andréa Ramalho, a nutrição tem um papel definitivo na qualidade da saúde de uma população. Programas nutricionais devem ser prioridade no planejamento de ações de saúde pública, seja regional ou nacional. “As carências específicas de nutrientes exercem um efeito direto no crescimento e desenvolvimento do ser humano e este efeito pode interferir na situação sócio-econômica e política de uma nação. Por isso, é preciso que as ações sejam freqüentes e que essa seja considerada apenas um passo rumo à vitória”, argumenta.

Qualquer carência de macro ou micronutrientes tem múltiplos efeitos que podem causar danos à saúde, pois o organismo necessita de todos eles para manter o equilíbrio e a sua integridade, finaliza a nutricionista.

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade