Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  VIVA MAIS
Correr retarda o surgimento de limitações físicas em idosos
Terça, 12 de novembro de 2002, 12h43

Confira também
Especiais:
Informações e testes sobre estresse e como viver melhor

Notícias:
Mais sobre Qualidade de Vida
Artigos sobre longevidade
 
Correr e praticar outros exercícios aeróbicos parece postergar o aparecimento de limitações físicas e ajudar os idosos a viver mais, de acordo com os resultados de um novo estudo. "Entre as pessoas idosas, o desenvolvimento de limitações físicas pode ser adiado com a prática de exercícios aeróbicos, que incluem as corridas", afirmou Benjamin W. E. Wang, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Tennessee, em Memphis, à Reuters Health.

"Além disso, os participantes do estudo que faziam exercício regularmente viveram mais e apresentaram taxas menores de formas fatais de câncer, de doença cardíaca e de outros distúrbios", disse Wang, que trabalhava na Escola de Medicina da Universidade Stanford, na Califórnia, quando o estudo foi realizado. De 1984 a 1997, a equipe de Wang acompanhou 370 membros de um clube de corrida e 249 pessoas que não participavam de nenhum grupo de corrida. Todos os voluntários tinham, no mínimo, 50 anos em 1984.

Para monitorar as limitações dos participantes, os pesquisadores aplicaram todos os anos um questionário que avaliava as habilidades em oito áreas - como capacidade de se vestir e se arrumar, de fazer a higiene pessoal, caminhar, alcançar e segurar objetos, além de praticar atividades como correr. Os cientistas esperavam que as pessoas que corriam e faziam outras atividades aeróbicas fossem menos propensas a apresentar limitações físicas e que pudessem viver mais.

E foi justamente isso que a equipe de Wang observou no trabalho, publicado na edição de 11 de novembro da revista Archives of Internal Medicine. Os membros dos clubes de corrida foram significativamente menos propensos a apresentar limitações e, quando afetados, o problema ocorreu mais tarde. Em média, as limitações físicas surgiram cerca de nove anos mais tarde entre os corredores, em comparação com as pessoas que não corriam.

Da mesma forma, os voluntários que corriam para se exercitar - mesmo sem participar de nenhum clube de corrida - foram menos propensos a apresentar limitações físicas que os integrantes do grupo que não corria, informou a equipe de Wang. Além de retardar as limitações, correr e praticar exercícios físicos aeróbicos pareceu proteger contra a morte, de acordo com os resultados da pesquisa. Os membros de clubes de corrida foram menos propensos a morrer durante o período do estudo, em comparação com a pessoas que faziam outras atividades aeróbicas. Quem não integrava os clubes de corrida foi mais de três vezes mais propenso a morrer durante o período de estudo. Essa probabilidade aumento não apenas por causa do surgimento de doenças claramente relacionadas ao estilo de vida, como a doença cardíaca, mas em decorrência de todos os tipos de enfermidades.

Segundo Wang, o estudo serve também como um estímulo para as pessoas que não são ativas fisicamente, mas querem abandonar o sedentarismo na meia-idade. O pesquisador observou que os benefícios proporcionados pela corrida e pela prática de outros exercícios aeróbicos "apareceram mesmo entre pessoas que começaram a correr já na meia-idade". Os benefícios foram "particularmente evidentes" entre as mulheres, acrescentou o pesquisador. Antes de se iniciar um programa de exercícios, Wang aconselha às pessoas, principalmente aos idosos, "passar por uma consulta com o médico para garantir que os programas de exercícios são seguros."

Para o pesquisador, o exercício físico é "apenas um dos componentes de um estilo de vida recomendável para uma boa saúde." "Além dos hábitos identificados neste trabalho, pode haver outros fatores envolvidos, o que torna necessária a realização de mais estudos sobre esse assunto importante", comentou o coordenador do trabalho.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade