Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  TABAGISMO
Cientistas identificam ligação entre fumo e osteoporose
Terça, 17 de dezembro de 2002, 17h30

Confira também
Especiais:
Aprenda a parar de fumar

Testes e quiz:
Você está viciado?
Você sabe como parar?

Todas as notícias relacionadas
 
Cientistas identificaram dois fatores associados à perda óssea que diminuem em mulheres na pós-menopausa depois que elas param de fumar. A descoberta pode ajudar a explicar por que o cigarro aumenta o risco de uma mulher desenvolver osteoporose.

Há muito tempo especialistas conhecem essa ligação, mas não sabiam exatamente como o fumo afetava negativamente a resistência dos ossos.

Na nova pesquisa, Cheryl Oncken e colegas do Centro de Saúde da Universidade de Connecticut, em Farmington, analisaram os níveis de hormônios sexuais e outros fatores em 38 mulheres que fumavam pelo menos dez cigarros por dia. Metade das mulheres recebeu aconselhamento para largar o vício ou reduzir o número de cigarros. O restante, o grupo de "controle", não foi submetido à terapia para deixar de fumar, de acordo com a equipe.

Os pesquisadores verificaram que dois marcadores associados à perda óssea - globulina de ligação a hormônio sexual (SHBG) e crosslinks de colágeno N-terminal (NTx) - diminuíram em mulheres que pararam de fumar. Os níveis de SHBG e NTx caíram de 5 e 8 por cento, respectivamente, nas participantes que largaram o cigarro.

A descoberta pode explicar parcialmente como o cigarro contribui para a osteoporose em mulheres na pós-menopausa, de acordo com o estudo publicado na edição de dezembro da revista Nicotine and Tabacco Research.

"Outras pesquisas precisam ser feitas para avaliar se as alterações observadas em SHBG e NTx após as mulheres largarem o cigarro resultam em elevações de longo prazo na densidade mineral óssea ou diminuições nas fraturas", concluiu a equipe.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade