Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  TABAGISMO
Cigarros sem aditivos não são mais seguros para fumantes
Quarta, 04 de dezembro de 2002, 15h41

Confira também
Especiais:
Aprenda a parar de fumar

Testes e quiz:
Você está viciado?
Você sabe como parar?

Todas as notícias relacionadas
 
Os cigarros sem aditivos químicos, como a marca norte-americana "American Spirit", não são menos prejudiciais à saúde que os convencionais com filtro, verificaram pesquisadores.

"Existe a percepção de que alguns desses cigarros não fazem mal, e os jovens fumantes podem ficar inclinados a considerá-los como alternativas às marcas convencionais. Mas nossas conclusões sugerem que essa idéia não é verdadeira", explicou Jennifer L. Malson, estudante da Universidade de Maryland, em Baltimore, nos EUA.

A pesquisadora e colegas do National Institute on Drug Abuse, em Baltimore, avaliaram as reações físicas e psicológicas de dez fumantes saudáveis enquanto consumiam vários tipos de cigarros: a marca convencional com filtro; o American Spirit sem filtro; versões aromatizadas e não aromatizadas de um cigarro indiano enrolado à mão e conhecido como "bidi", cada vez mais popular entre fumantes norte-americanos.

Os autores observaram que os cigarros American Spirit são produzidos com folha integral natural de tabaco e descritos pelo fabricante como "livres de aditivos" por não conter aditivos químicos, conservantes ou tabaco reconstituído.

Durante uma série de sessões de 90 minutos em que cada fumante usou apenas um dos quatro tipos, os pesquisadores registraram o número de tragadas por cigarro e coletaram amostras de sangue para registrar o nível de absorção de nicotina. Também mediram os níveis de monóxido de carbono exalados e a pressão sanguínea.

Todos os participantes foram questionados sobre o nível de satisfação obtido com cada cigarro em relação ao sabor, prazer, redução de desejo por qualquer outro cigarro e a influência na sensação de calma, irritabilidade, tontura, atenção, fome e náusea.

A equipe verificou que as duas versões de "bidi" -- considerados menores e com menor nível de tabaco que os cigarros convencionais -- provocaram níveis de nicotina e monóxido de carbono iguais ou maiores que os cigarros convencionais com filtro.

Segundo os pesquisadores, o revestimento não poroso e a densidade da embalagem poderiam explicar o efeito na nicotina. Eles sugerem que, se usado diariamente, poderia provocar dependência de nicotina como os cigarros convencionais.

Os American Spirit sem filtro levaram os níveis de nicotina no sangue dos fumantes a taxas significativamente mais altas do que os cigarros convencionais filtrados.

Os voluntários também ficaram mais tempo fumando e deram mais tragadas quando consumiam os "bidis" não aromatizados ou o American Spirit. Mesmo assim, o grupo pareceu preferir os cigarros convencionais em termos de níveis de satisfação e prazer.

Ao ressaltar que tanto o American Spirit quanto os "bidis" contêm compostos carcinogênicos (causadores de câncer), os pesquisadores observaram que esses cigarros não convencionais oferecem um risco substancial à saúde dos fumantes. Enfatizaram que os adolescentes parecem ser particularmente vulneráveis à desenvolver dependência dessas marcas.

"Na minha opinião, os jovens estão procurando essas alternativas por serem mais baratas e mais fáceis de comprar", disse Malson à Reuters Health. "Há vários aromas de 'bidis', mais atrativos para os adolescentes.

Por isso, não fiquei surpresa com o fato de jovens fumantes serem seduzidos pelos 'bidis', que tinham sabores muito semelhantes ao de doces. Entretanto nem o American Spirit nem os 'bidis' são menos prejudiciais que as marcas comuns."

A partir de uma breve análise do estudo, Rick Sanders--presidente da Santa Fé Natural Tobacco Company, fabricante dos cigarros American Spirit -- avaliou algumas conclusões dos pesquisadores.

Sanders observou que o estudo dá ênfase ao produto American Spirit sem filtro -- que corresponderia a apenas 1,5 por cento das vendas da empresa -- contra os cigarros com filtro convencionais. Ele considerou que a pesquisa comparava coisas completamente diferentes, como "maçãs e laranjas".

Sanders disse à Reuters Health que os cigarros American Spirit não são apresentados como uma alternativa mais segura aos convencionais, mas como um opção mais saborosa.

Ele lembrou que as embalagens e anúncios do American Spirit contêm alertas explícitos em relação à saúde. "Não fizemos menção - explícita ou implícita - de que esses cigarros são menos prejudiciais que qualquer outro. Nosso propósito é oferecer um diferencial de sabor."

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade