Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  TABAGISMO
Danos à saúde causados pelo fumo passivo custam US$ 70 por ano
Segunda, 18 de novembro de 2002, 11h23

Confira também
Especiais:
Aprenda a parar de fumar

Testes e quiz:
Você está viciado?
Você sabe como parar?

Todas as notícias relacionadas
 
Uma estimativa revela que o fumo passivo pode gerar gastos anuais de 70 dólares por pessoa -- relacionados a doenças e à morte -- em algumas regiões dos Estados Unidos e, possivelmente, em todo o país.

Esses números resultam da análise dos custos ligados à exposição ambiental ao tabaco para os moradores do município de Marion, no Estado de Indiana (EUA), segundo Terrell W. Zollinger, da Universidade de Indiana, em Bloomington.

Na região de Marion, onde vivem cerca de 800 mil habitantes, os gastos relacionados a mortes e a doenças provocadas pelo fumo passivo alcançaram 56,2 milhões de dólares somente no ano de 2000, segundo estimativa da equipe do pesquisador.

Desse total, 30,8 milhões de dólares correspondem a despesas associadas a mortes prematuras e a enfermidades que afetam crianças expostas ao fumo passivo.

Segundo o coordenador do estudo, os achados mostram de maneira bem realista como a opção pelo consumo de cigarros afeta toda a comunidade, e não apenas o fumante.

"Muitas pessoas dizem: 'Bem, se alguém quer fumar, tudo bem. Isso não me afeta.' Mas sabe de uma coisa? Isso atinge essas pessoas sim", disse Zollinger.

No município de Marion, a legislação proíbe o fumo edifícios do governo e em áreas de esporte. Os bares e restaurantes, porém, são livres para permitir o consumo de tabaco. Além disso, as pessoas também podem ficar expostas ao fumo passivo em suas casas ou na companhia de amigos, segundo os pesquisadores.

Em entrevista à Reuters Health, Zollinger explicou que sua equipe fez essas estimativas com base nos cálculos do custo associado a doenças provocadas pelo fumo passivo. Diversos estudos indicam que a inalação da fumaça do cigarro está ligada a um risco maior de as crianças desenvolverem asma e de apresentarem baixo peso ao nascer.

Entre os adultos, pesquisas relacionam o fumo passivo à ocorrência de diversas enfermidades, como asma, derrame, câncer de pulmão e de colo de útero -- embora essas doenças também possam ter outras causas, comenta o coordenador do trabalho.

Para determinar a parcela do custo de cada doença que pode ser atribuída ao fumo passivo, a equipe de Zollinger aplicou as chamadas estimativas de risco. Por exemplo, acredita-se que o fumo passivo provoque cerca de 33 por cento das mortes por asma entre os adultos. Consequentemente, 33 por cento dos custos associados às mortes por asma entre esse grupo da população foram atribuídos à exposição à fumaça do cigarro, explicou Zollinguer.

De acordo com o pesquisador, foi difícil estimar os gastos associados à perda da vida. Para estimar esse valor, a equipe de Zollinger utilizou dados já existentes do governo federal, que estabeleciam o valor de uma vida humana em cerca de 1 milhão de dólares.

O especialista afirmou que esse valor variou de acordo com os anos de vida perdidos com a morte prematura. Desse modo, a morte de uma criança, que talvez tenha deixado de viver 70 anos, representou um custo maior que a morte de um adulto mais velho, cuja expectativa de vida restante era menor.

Zollinger disse acreditar que os custos da exposição ambiental ao cigarro sejam muito mais elevados em países maiores e sugeriu que outros países também façam estimativa das despesas associadas ao fumo passivo.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade