Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  TABAGISMO
Fumo pode triplicar risco de problema renal em homem saudável
Terça, 29 de outubro de 2002, 18h34

Confira também
Especiais:
Aprenda a parar de fumar

Testes e quiz:
Você está viciado?
Você sabe como parar?

Todas as notícias relacionadas
 
Os homens que fumam têm um risco três vezes maior de desenvolver problemas de função renal comparados aos não-fumantes, de acordo com pesquisadores australianos. Entre as mulheres, o cigarro não foi associado a problema renais, informou a equipe de Esther M. Briganti, da Universidade Monash, em Clayton.

Especialistas já conheciam o dano adicional que o fumo pode provocar aos rins de diabéticos ou hipertensos. Mas havia poucas pesquisas sobre o efeito do tabaco sobre os rins de pessoas saudáveis, observaram os pesquisadores na edição de outubro do American Journal of Kidney Diseases.

A equipe avaliou os hábitos de fumo e a saúde renal de 11.247 homens e mulheres saudáveis com idade igual ou superior a 25 anos. Os homens fumantes estavam mais propensos a apresentar altos níveis de proteínas na urina, um indicador de problemas na função renal, indicou o estudo. A associação foi particularmente forte no grupo que apresentava nível "alto-normal" de pressão sanguínea ou metabolismo de açúcar no sangue.

Em geral, quanto mais tempo uma pessoa fumava, mais propensa ela estava a prejuízos na função renal, informou a equipe. "Os homens fumantes estavam mais de três vezes mais propensos a desenvolver problemas nos rins do que os não-fumantes. Entretanto, o cigarro não foi associado a prejuízos renais em mulheres", informaram os autores da pesquisa.

"Nossos dados indicam que o público em geral, sem fatores de risco de doença renal por hipertensão e diabete, deveria ser alertado sobre a associação entre tabaco e problemas renais, além das outras conseqüências já conhecidas para a saúde", concluiu a equipe.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade