Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  TABAGISMO
Estudo revela interação de nicotina com medicamento esteróide
Terça, 29 de outubro de 2002, 14h57

Confira também
Especiais:
Aprenda a parar de fumar

Testes e quiz:
Você está viciado?
Você sabe como parar?

Todas as notícias relacionadas
 
Cientistas da Califórnia descobriram que um subproduto da nicotina - o composto do tabaco causador da dependência - provoca um tipo de reação química no organismo semelhante àquela que ocorre quando o açúcar é queimado ou a comida estraga. Acredita-se que essa reação influencie o surgimento da diabete, do câncer e de outras doenças.

Embora permaneçam incertos os efeitos do subproduto da nicotina (a nornicotina) sobre saúde, os pesquisadores descobriram que a substância interfere na ação de um medicamento esteróide muito utilizado.

A interação entre açúcares e proteínas pode gerar compostos chamados produtos finais de glicação avançada (advanced glycation endproducts ou, simplesmente, AGE, em inglês). O acúmulo de AGE no organismo parece contribuir para o processo de envelhecimento e o desenvolvimento de determinadas doenças.

No estudo atual, Kim D. Janda e Tobin J. Dickerson, do Instituto de Pesquisa Scripps, em La Jolla, descobriram que a nornicotina -- encontrada no tabaco e produzida pelo metabolismo da nicotina -- leva a um pequeno, mas significante, acúmulo de um determinado tipo de AGE. Constataram ainda que o sangue de fumantes apresentava níveis mais elevados de AGE relacionados à nicotina que o sangue de pessoas que não consumiam tabaco.

"Nossos resultados mostram uma relação química direta entre o uso do tabaco e a produção de AGE, uma classe de compostos previamente associados ao desenvolvimento de várias doenças", concluíram Janda e Dickerson em um artigo publicado na edição antecipada on-line da revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Os resultados sugerem a existência de uma "via desconhecida" pela qual o consumo do tabaco pode produzir efeitos nocivos à saúde, segundo o estudo.

Em comentário feito à Reuters Health, Janda disse que "um fato surpreendente é que essas reações químicas produzidas pela nicotina também podem ocorrer com determinadas drogas". Os pesquisadores verificaram que a nornicotina interage com o esteróide prednisona para formar subprodutos que podem interferir na atividade desse medicamento e causar efeitos prejudiciais.

A constatação da interação com a prednisona levanta a questão sobre a possibilidade de o mesmo ocorrer com outros medicamentos, comentaram os pesquisadores da Califórnia.

"O público precisa estar consciente" de que o tabaco e outros produtos contendo nicotina produzem um composto "que se desconhecia ser potencialmente nocivo para as proteínas do organismo e os medicamentos prescritos", disse Janda.

O pesquisador chama a atenção para o fato de até mesmo os adesivos e as gomas de mascar à base de nicotina, consumidos pelas pessoas que desejam parar de fumar, poderem desencadear essa reação química. É claro que, se esses produtos funcionarem, essas pessoas não precisarão mais consumir nenhuma forma de nicotina (cigarros, gomas ou adesivos).

Reuters

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade