Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  TABAGISMO
Tomografia cerebral esclarece efeitos da nicotina
Quinta, 24 de outubro de 2002, 15h39

Confira também
Especiais:
Aprenda a parar de fumar

Testes e quiz:
Você está viciado?
Você sabe como parar?

Todas as notícias relacionadas
 
Os cientistas localizaram regiões no cérebro associadas à atenção e à concentração que parecem ser "estimuladas" com a nicotina. Essas descobertas não apenas ajudam a explicar por que a substância pode viciar tanto, mas também possivelmente oferecem "pistas" para tratamentos de pessoas que sofrem de transtorno de déficit de atenção, sugerem os pesquisadores.

"Foi bem estabelecido que a nicotina melhora a atenção", afirma o coordenador do estudo, Elliot Stein, do Instituto Nacional de Abuso de Drogas em Bethesda, Estado de Maryland, durante uma entrevista.

O atual estudo é o primeiro a usar um tipo de tomografia cerebral conhecido como imagem por ressonância magnética (MRI, na sigla em inglês) para identificar regiões do cérebro associadas à nicotina, atenção e concentração, explicou Stein.

No estudo, os pesquisadores avaliaram a atividade do cérebro enquanto fumantes e não-fumantes realizaram um teste rigoroso das suas capacidades de atenção e concentração: pediu-se que eles seguissem uma "corrente" rápida de números que mudavam. Os voluntários deveriam apertar um botão quando vissem uma determinada seqüência numérica.

Ao todo, 15 fumantes e 14 não-fumantes participaram do estudo. Os fumantes fizeram o teste duas vezes, uma delas usando um adesivo de nicotina no braço e a outra vez usando um adesivo inativo (placebo).

De acordo com Stein, os fumantes que estavam usando o adesivo de nicotina tiveram um melhor desempenho na tarefa de concentração do que os fumantes sem o dispositivo. O exame de imagem por ressonância magnética (MRI) revelou que mais regiões do cérebro associadas à concentração e atenção foram ativadas nos fumantes que estavam usando um adesivo de nicotina comparados àqueles no outro grupo.

Por outro lado, a nicotina não parece ter acentuado a capacidade de concentração durante testes mentais mais fáceis, disse Stein, que observou que a isso ocorre apenas quando a tarefa mental é mais difícil.

As descobertas esclarecem como os médicos podem ajudar pessoas com síndrome de déficit de atenção/ hiperatividade (ADHD, da sigla em inglês), observou Stein. Os pacientes com ADHD poderiam ser tratados com um medicamento semelhante à nicotina, que acentua sua capacidade de prestar atenção, explicou o pesquisador.

Em outras conclusões, Stein disse que os exames revelaram diferenças entre o cérebro de fumantes que estavam se abstendo de nicotina por 2 horas - e, portanto, em um leve estado de síndrome de abstinência - comparados aos não-fumantes. Mesmo embora esses dois grupos tenham tido um desempenho semelhante nos testes mentais, foi mostrado que os fumantes têm menos regiões cerebrais relacionadas à atenção ativadas, explicou o pesquisador.

A equipe do pesquisador planeja realizar mais estudos para verificar se, após duas horas, os fumantes que estão sem ingerir nicotina realmente têm um melhor desempenho em testes que exijam atenção e concentração.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade