Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  TABAGISMO
Médicos pedem tratado rígido contra o fumo
Terça, 22 de outubro de 2002, 08h14

Confira também
Especiais:
Aprenda a parar de fumar

Testes e quiz:
Você está viciado?
Você sabe como parar?

Todas as notícias relacionadas
 
Associações médicas representando 10 milhões de médicos em 117 países pediram, na segunda-feira, que os governos concordem em criar um tratado internacional rígido para reduzir o número de fumantes.

A Associação Médica Mundial e outros grupos reunidos em Genebra apresentaram o "Manifesto dos Médicos para o Controle Global do Tabaco" à diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Gro Harlem Brundtland.

A OMS, uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU), está realizando duas semanas de discussões sobre a Convenção Preliminar de Controle do Tabaco. Primeiro tratado internacional de saúde pública, o acordo deve ser assinado pelos 192 integrantes da OMS até maio de 2003.

"Os médicos vêem diariamente os efeitos dramáticos do tabaco entre aqueles que fumam ou inalam a fumaça dos outros", disse o médico Delon Human, secretário-geral da Associação Médica Mundial, em um comunicado.

"Embora os médicos possam ter um papel importante nos cuidados de prevenção e cura, devemos agir juntos ao pedir regulação e legislação eficazes por parte dos governos para evitar essa epidemia."

O comunicado dos especialistas, que também será divulgado pela Associação Médica Britânica na tarde desta segunda-feira, pediu às autoridades para incluírem medidas como estampar "um alerta claro e informativo em cada maço de cigarros" e acabar com "anúncios enganadores" de que alguns cigarros são mais seguros que outros.

Outras demandas para o acordo de 2003 é proibir a propaganda de cigarros e proteger os não-fumantes do fumo passivo, aponta o comunicado.

Há algumas semanas, a OMS revisou suas estimativas de mortes ligadas ao tabagismo e chegou à conclusão de que 4,9 milhões de pessoas morrem a cada ano devido ao fumo, elevando os 4,2 milhões estimados anteriormente.

Reuters

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade