Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  SAÚDE DO HOMEM
Alho e cebola reduzem em 50% o risco de câncer de próstata
Quinta, 07 de novembro de 2002, 17h50

Confira também
Especiais:
Aprenda a comer direito
Impotência sexual

Boa forma:
Você está acima do peso?
Especial: entre em forma!
Fotos e vídeos: séries de exercício

Todas as notícias relacionadas
 
Homens que comem bastante alho, cebola e alimentos similares podem reduzir pela metade o risco de câncer de próstata, disseram pesquisadores ontem. Os homens que consomem grande parte de legumes contendo "allium" - o composto irritante à base de enxofre responsável pelos efeitos anti-sociais de alhos e cebolas - têm um risco 50 por cento menor de apresentar câncer de próstata do que aqueles que comem menos desses alimentos, verificou o estudo.

Ann Hsing e sua equipe do Instituto Nacional do Câncer, nos Estados Unidos, entrevistaram 238 homens com câncer de próstata e outros 471 que não sofriam da doença a fim de conhecer melhor a alimentação deles. Os participantes que comiam mais de 10 gramas por dia de cebola, alho ou cebolinha eram muito menos propensos a fazer parte do grupo do câncer de próstata, de acordo com os resultados da pesquisa publicados na edição de quarta-feira do Journal of the National Cancer Institute.

O Instituto de Pesquisa do Câncer dos EUA destacou que o estudo confirma que uma determinada dieta pode diminuir o risco de câncer. "Vários estudos de casos controlados (em que a alimentação do paciente com câncer é comparada a dos saudáveis) relacionou os legumes com allium ao risco reduzido de câncer no estômago, cólon, esôfago, mama e endométrio", afirmou o grupo.

Jamie Bearse, do Departamento de Câncer de Próstata, concorda com a afirmação. "É ótimo saber que mais alimentos saborosos são preventivos do câncer de próstata. Talvez isso encorage os homens a deixaram o 'BigMac' de lado e a escolherem uma salada cheia de cebola e alho."

Entretanto, em um outro estudo também sobre a doença, cientistas obtiveram más notícias para os pacientes com câncer de próstata. Segundo um grupo de pesquisadores da Universidade de Rochester, em Nova York, alguns medicamentos para tratar o tumor podem promover seu crescimento.

"É uma verdadeira surpresa que o mesmo composto que mata as células cancerosas também as faz crescer", disse Chawnshang Chang, chefe do estudo. "O efeito do medicamento é completamente o oposto." A equipe analisou a flutamida, produzida pelo laboratório Schering, mas outros remédios similares têm o mesmo efeito.

Um tratamento comum para o câncer de próstata é a castração através de drogas ou cirurgia para acabar com a testosterona. O hormônio incentiva o crescimento das células cancerosas na próstata em muitos casos. Mas por razões desconhecidas, depois de um ou dois anos, as células voltam a crescer.

Como possível explicação para o efeito contrário da flutamida, o pesquisador apontou na revista Cancer Research que o medicamento acaba com a testosterona ao atingir uma proteína conhecida como receptor de andrógeno.

Mas a droga também ativa a kinase MAP, uma enzima que promove o crescimento celular e é conhecida por ter um papel significativo no câncer de mama e de próstata.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade