Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  SAÚDE DO HOMEM
Ginseng vermelho coreano pode tratar impotência
Sexta, 25 de outubro de 2002, 08h45

Confira também
Especiais:
Aprenda a comer direito
Impotência sexual

Boa forma:
Você está acima do peso?
Especial: entre em forma!
Fotos e vídeos: séries de exercício

Todas as notícias relacionadas
 
O ginseng vermelho coreano, planta considerada afrodisíaca em alguns países asiáticos, parece ser um tratamento eficaz contra disfunção erétil, segundo um estudo coreano.

Em algumas culturas asiáticas, o ginseng é usado para estimular o vigor sexual, mas a eficácia da planta foi avaliada apenas em poucos estudos. Por isso, a equipe da Universidade de Ulsan e do Instituto de Pesquisa sobre Tabaco e Ginseng da Coréia, em Seul, analisou 45 homens com disfunção erétil que usaram ginseng vermelho coreano.

Os homens foram designados aleatoriamente para usar 900 miligramas de ginseng ou placebo, três vezes ao dia. Após oito semanas, os participantes suspenderam o tratamento por 15 dias e trocaram os regimes por mais oito semanas. Os voluntários e pesquisadores não sabiam quem usava placebo ou ginseng.

Os índices de função erétil, desejo sexual e satisfação durante a relação foram maiores quando os homens usavam ginseng, informaram os pesquisadores na edição de novembro do Journal of Urology.

Os pacientes relataram maior capacidade de atingir e manter uma ereção quando tomavam ginseng. Enquanto 20 por cento do grupo do placebo disseram que as ereções melhoraram, este índice foi de 60 por cento no grupo do ginseng.

"Como alguns pacientes com disfunção erétil relutam em depender de uma droga para obter uma ereção, o ginseng vermelho coreano poderia ser usado como um remédio alternativo", concluiu a equipe.

O estudo não avaliou o mecanismo de ação na melhora da função erétil, mas os pesquisadores acreditam que a planta poderia estimular a produção de óxido nítrico, substância que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos. Eles não acreditam que os possíveis benefícios do ginseng tenham como origem mudanças hormonais, pois não há efeitos significativos sobre os níveis de testosterona.

Apesar das aparentes melhoras obtidas com o ginseng, os pesquisadores não detectaram nenhuma melhora no fluxo sanguíneo no pênis durante o uso do produto. Além disso, a maioria dos voluntários que relataram melhora na função erétil não teve aumento na frequência de ejaculações ou maior satisfação no orgasmo, informou o artigo.

O Instituto de Pesquisa sobre Tabaco e Ginseng da Coréia forneceu o produto usado no estudo.

Para Franklin C. Lowe, diretor do departamento de urologia do Hospital Roosevelt-St. Luke's, em Nova York, o estudo é "interessante". Lowe preside a comissão de medicina alternativa da Associação Americana de Urologia.

Ele disse à Reuters Health que o estudo parece não ter incluído pacientes com impotência significativa. Ele lembrou ainda que a amostra não incluiu vários tipos de vítimas de impotência, como pacientes submetidos à retirada da próstata como parte do tratamento contra câncer ou pessoas com histórico de alcoolismo.

"Ficamos em dúvida sobre que tipo de população impotente eles estão tratando", disse Lowe.

Ele destacou que o ginseng vermelho coreano usado no estudo não é o mesmo encontrado nos Estados Unidos como ingrediente de bebidas e outros produtos. "Há uma grande variação nos suplementos herbais", disse Lowe, ao acrescentar que não há como saber, a partir do estudo, qual é a consistência dos suplementos usados no trabalho.

Em relação a efeitos colaterais, o especialista explicou que o ginseng pode interferir com a varfarina, droga usada para reduzir a viscosidade do sangue, como informado pelos autores da pesquisa. Além disso, há preocupações com a possibilidade da planta afetar os níveis dos hormônios androgênios, disse o pesquisador.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade