Vida e Saúde Saúde em dia
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  DOENÇAS
Barulho aumenta risco de hipertensão, segundo estudo
Segunda, 03 de março de 2003, 11h31

Confira também
Todas as notícias relacionadas
 
Pessoas que vivem em ambientes barulhentos são mais propensas a sofrer de hipertensão do que aquelas que residem em áreas urbanas tranqüilas, segundo um estudo desenvolvido pelo Instituto Robert Koch e apresentado hoje, sexta-feira, em Berlim.

O trabalho de pesquisa, feito na capital alemã por membros do Escritório Federal do Meio Ambiente, revelou que as pessoas que dormem num ambiente com um nível de ruído de 55 decibéis ou mais correm o dobro do risco de terem que se submeter a tratamentos de hipertensão, do que quando o volume é inferior aos 50 decibéis.

Logicamente, o risco é maior no caso de pessoas que dormem com a janela aberta em ambientes barulhentos.

Embora o estudo, do qual participaram 1.700 cidadãos, comente que também existiria uma relação direta entre o barulho e outras doenças, como a enxaqueca ou o aumento do colesterol, isso ainda não pôde ser comprovado estatisticamente.

A pesquisa confirma outras feitas anteriormente por membros do organismo estatal, nas quais ficou demonstrado o efeito negativo do ruído sobre o sistema cardiovascular.

Agência EFE

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade