Vida e Saúde ABC da Saúde
Sites relacionados
Dr. Mundi
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
ABC da Saúde
  Saúde dos olhos
Entenda melhor o ceratocone

Doença dos olhos:
O que é?
Sintomas
Possíveis complicações
A quem recorrer?
Tratamento e transplante
O ex-BBB Jean tem a doença
Mais artigos do ABC da Saúde

O que é o ceratocone?
O ceratocone é uma doença que atinge a córnea (se o olho fosse comparado a um relógio, a córnea seria o vidro). O problema causa uma deformação da córnea, fazendo com que a pessoa desenvolva
astigmatismo ou miopia.

Trata-se de um problema hereditário, que costuma se desenvolver na adolescência e estacionar na idade adulta, por volta dos 25 e 30 anos. No Brasil, estima-se que a doença atinja três em cada grupo de mil pessoas.

Volta ao início


Sintomas
O primeiro sintoma que leva um paciente a procurar ajuda médica é a vista embaçada, que num primeiro momento pode ser diagnosticado como apenas astigmatismo. Caso o oftalmologista suspeite de ceratocone, pode solicitar um exame chamado topografia corneana, que pode diagnosticar os casos já na fase inicial.

Vale ressaltar que o diagnóstico precoce não impede que a doença evolua, embora a maioria dos casos permaneça na fase mais simples, que pode ser resolvida com o uso de óculos.

O ceratocone não provoca vermelhidão, não produz secreções ou faz a pessoa lacrimejar.

Volta ao início


Possíveis complicações?
A maioria dos casos de ceratocone resultam em problemas de visão não muito graves, como astigmatismo e miopia. Mas a doença pode evoluir e chegar a uma cegueira reversível, cuja solução está no transplante de córnea.

O ceratocone é como se uma lente na frente do olho estivesse deformada. Trocada a lente, ouseja, feito o transplante, a pessoa volta a enxergar normalmente.

Volta ao início
A quem recorrer?
A pessoa que estiver com dificuldades de visão, deve sempre procurar um médico oftalmologista. Antes de se submeter a um tratamento, recomenda-se entrar em contato com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia e procurar um médico especializado nessa área. Você pode entrar em contato com o Conselho por telefone (11) 3266-400 ou pelo
site.
Volta ao início

Tereza Melo Sousa/Especial para o Terra
Com consultoria do oftalmologista Elcio Sato, professor da Unifesp e presidente da Associação Pan-Americana de Banco de Olhos.

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade