Vida e Saúde ABC da Saúde
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
ABC da Saúde
  DOENÇAS E TRATAMENTOS
Cárie

Guia rápido:
O que é?
Como age?
Sintomas
Como evitar?
Como tratar?
Observação importante
Mais artigos do ABC da Saúde

O que é?
A cárie é uma das doenças dentárias mais freqüentes e, em geral, decorre de uma má higienização. Ela é causada por bactérias.
Volta ao início

Como age?
As bactérias aderem ao dente formando uma camada incolor, chamada de
placa bacteriana. Quando comemos, as bactérias se "alimentam" dos restos de alimento que ficam dissolvidos na boca (principalmente açúcares). Um dos produtos finais de seu metabolismo são ácidos. Quando esses ácidos entram em contato com os dentes, eles causam uma desmineralização formando cavidades, chamadas também de “buracos”.
Volta ao início

Sintomas
O principal sintoma da cárie é a dor. Em geral, a dor de dente significa que algo não vai bem. Portanto, dores constantes no mesmo dente, principalmente quando ingerimos algo doce ou gelado, sugerem uma visita ao dentista.
Volta ao início

Como evitar?
Evitar a doença cárie é muito simples. Através da redução da freqüência de ingestão de açúcares e do desenvolvimento do hábito de escovar os dentes sempre após as refeições haverá redução da formação da placa bacteriana e, conseqüentemente, do desenvolvimento de cavidades.
Volta ao início

Como tratar?
Em geral, a cárie se desenvolve lentamente. O primeiro sinal é uma mancha branca e opaca que o dentista pode identificar. Essa mancha significa que você tem cárie, mas ainda não tem um buraco no dente. Neste momento, a cárie pode ser tratada sem o uso de brocas, simplesmente com escovação e aplicação de flúor. Num estágio mais avançado, a cárie forma um buraco no dente, tornando-se necessário um tratamento restaurador - que devolve a forma original e a saúde ao paciente.
Volta ao início

ATENÇÃO: As informações presentes no texto jornalístico acima são informações gerais sobre o assunto e não o esgotam, sendo descritas em literatura médica. Desta forma, não devem ser utilizadas para qualquer tipo de diagnóstico ou automedicação. Em caso de qualquer dúvida ou suspeita de sintomas, PROCURE UM MÉDICO IMEDIATAMENTE. Se tiver comentários sobre o texto, fale conosco.
Volta ao início

Dentista Fernando Neves Nogueira com Redação Terra

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade