Vida e saúde ABC da Alimentação Saudável Perca Peso
Boletim
Receba novidades Vida e Saúde toda semana no seu e-mail
Para perder peso

O fim do "efeito sanfona" começa escolhendo os pratos certos no restaurante

Para perder peso
» Suplementos e remédios para regime
» Dicas para emagrecer
» Entenda a gordura
» Efeito sanfona
» Comida e malhação
» Hora do doce
» Antes de dormir
» Entre em forma no fim de semana
» Emagreça sem frutas

Até que fiquei bem depois do último regime que fiz para emagrecer... repito isso ao espelho todo dia. Busco os melhores ângulos, ajeito a luminária e focalizo só meu rosto. Deixo meus olhos concentrados na maquiagem, que faço minuciosamente passando um batom vermelho, ensaiando caras e bocas. No último tratamento, perdi cinco quilos. Foi mais penoso e demorado do que quando perdi oito quilos no meu primeiro regime, há cinco anos. Aliás, desde a primeira dieta até a mais recente, ficou cada vez mais difícil emagrecer e mais fácil engordar. Os quilos perdidos voltam todos".

Você já não ouviu essa história em algum lugar? Ganhar e perder peso hoje em dia é muito fácil, com toda essa indústria de dietas, tratamentos, spas, etc. Não sabemos como manter o peso ideal tendo uma vida social intensa, que começa com uma massa na quarta-feira e acaba com uma pizza no domingo.

Se não soubermos administrar esse estilo de vida, estaremos sempre vivendo o chamado "efeito sanfona", que é muito pior do que estar sempre acima do peso. O problema é: como administrá-lo?

Na verdade, ao comermos fora de casa nunca teremos certeza se o prato que está na nossa frente é realmente light, pois não sabemos como ele foi preparado. A grande vilã da história, que é a gordura, pode estar presente sem ser vista. Aí, dá-lhe calorias.

Mas há alguns cuidados que podemos seguir. Comece a partir do couvert: prefira vegetais ou patês de vegetais e deixe de lado manteiga e azeitonas. Para a entrada, dê preferência às saladas. Peça-as sem tempero e tempere você mesmo com uma quantidade mínima de azeite.

Se quiser alguma massa para o prato principal, peça com molho de tomate ou verduras. Esqueça o molho branco e as gratinadas e não abuse do parmesão ralado. Se a pedida for carne, frango ou peixe, aprecie os grelhados acompanhados de verduras e legumes cozidos ou refogados. Abandone as batatas fritas e os molhos a base de creme de leite. Para acompanhar, evite as bebidas alcoólicas - não esqueça que cada grama de álcool têm sete calorias. Solicite, no lugar, um suco de tomate, por exemplo, ou água mesmo.

Tenha em mente que, depois de duas horas, tudo o que foi ingerido e não foi gasto é armazenado como gordura. O mais importante de tudo é não abusar na quantidade. E lembre-se: à noite nós gastamos muito menos calorias do que durante o dia - portanto, não devemos fazer do jantar a refeição mais farta.

Falando genericamente, o corpo é um produto de sua nutrição. Você é o que você come. Não faça de você mesmo uma pizza!

Alessandra Caviglia

 
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade