Vida e Saúde Dicas de Saúde
Sites relacionados
Dr. Mundi
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Dicas de Saúde
  VIDA SAUDÁVEL
Cuidado com o álcool na ceia de Natal

Leia também:
Passe o Natal sem engordar
7 ações para viver mais
Conheça os grupos alimentares
Receitas light
Entenda o colesterol
Como funciona o coração
Dicas para uma boa alimentação
Queime as calorias extras
Mande sua dúvida

O Natal é tempo de comemoração, mas como em qualquer outro dia do ano, é preciso ter cuidado com a ingestão de bebidas alcoólicas. Aquele vinho em excesso pode deixar de ser motivo de brincadeira entre os familiares para virar um problema grave que exige tratamento médico.

Os problemas mais comuns no Natal estão ligados ao excesso de bebida, desde alterações na pressão arterial, passando por alcoolismo agudo, acidentes de trânsito e violência praticada por pessoas embriagadas.

É difícil para uma pessoa que está tomando bebidas alcoólicas identificar o seu limite antes de já ter passado dele. Por isso, se for beber no Natal, estabeleça de antemão, um limite numérico nas doses de bebida que pode tomar.

Por exemplo, se estiver acostumado a tomar três taças de vinho sem ficar alterado, não tome a quarta. Além disso, se alguém lhe falar que está exagerando no álcool, aceite o conselho de parar e passar para um refrigerante.

Se alguém na família abusar do álcool e estiver sem muito controle sobre a coordenação motora ou perto de uma perda de consciência, procure imediatamente o serviço médico. Esses sintomas são de alcoolismo agudo, um alto desequilíbrio hídrico e de sais minerais, quadro que pode evoluir para um coma alcoólico.

Thais Gurgel/ Especial para o Terra

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade