Vida e Saúde Dicas de Saúde
Sites relacionados
Dr. Mundi
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Dicas de Saúde
  VIDA SAUDÁVEL
Saiba o que fazer para ter um Natal mais saudável

Leia também:
Cuidado com o álcool
7 ações para viver mais
Conheça os grupos alimentares
Receitas light
Entenda o colesterol
Como funciona o coração
Dicas para uma boa alimentação
Queime as calorias extras
Mande sua dúvida
Se para você Natal é uma época em que não dá para manter nenhuma dieta ou hábito saudável, cuidado. Sair um pouquinho da linha é normal, o que não pode acontecer é deixar essa "escapada" prejudicar a saúde.

Como tudo gira em torno da ceia e do almoço de Natal, eles costumam ser os "vilões" da data em termos de saúde. Isso porque os quitutes são geralmente preparados sem grandes preocupações na prevenção do colesterol e do acúmulo de gordura.

Evite ao máximo alimentos gordurosos ou, ao menos, coma-os com moderação. Assim, você estará evitando problemas na digestão.

Deve-se estar atento, também, à conservação da comida, principalmente se a noite de Natal estiver quente. Alguns alimentos se deterioram com facilidade, como frutos do mar, pescados e molhos à base de tomate, podendo causar vômitos e diarréia, sintomas de intoxicação alimentar.

Em vários lugares, é normal que se faça o almoço de Natal no dia seguinte à ceia, portanto, evite os excessos alimentares, como a ingestão de grande quantidade de gordura e sal podem levar à elevação da pressão arterial, outro problema bastante freqüente nessa época do ano, e que deve ser tratado com urgência.

Para prevenir esses incidentes, o ideal é manter uma alimentação equilibrada e leve durante o dia, além de tomar bastantes líquidos.

Se, mesmo sabendo que não deve, você exagerar e passar mal no Natal, faça uma boa hidratação com soro caseiro, para repor líquidos e sais minerais. Em casos mais críticos, procure imediatamente o serviço médico.

Thais Gurgel/ Especial para o Terra

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade