Vida e Saúde Dicas de Saúde
Sites relacionados
Dr. Mundi
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Dicas de Saúde
 
Dieta rica em frutas e legumes reduz risco cardiovascular

Descobertas de um novo estudo indicam que as pessoas que comem pelo menos três porções de frutas e legumes por dia apresentam um risco menor de morrer em consequência de derrame, de doenças cardíacas e de todas as outras causas do que aquelas que ingerem no máximo uma porção diária desses alimentos.

Há muito tempo, os cientistas sabem que determinados nutrientes abundantes em frutas e legumes -- como o potássio, as vitaminas antioxidantes e o ácido fólico - podem diminuir a probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares. No entanto, estudos que buscam avaliar os efeitos de alimentos - e não apenas de suplementos vitamínicos - produziram resultados controversos.

Com a finalidade de medir os efeitos da ingestão de frutas e vegetais sobre o risco de diversas enfermidades, a equipe de Lydia A. Bazzano, da Universidade Tulane, em Nova Orleans (Louisiana), analisou mais de 9.000 adultos que participavam de uma pesquisa nacional de nutrição. Durante um exame inicial, realizado entre 1971 e 1975, os participantes responderam questões sobre a dieta. As pessoas que não tinham doenças cardiovasculares no início do estudo foram acompanhadas por 19 anos, em média.

Os participantes que disseram consumir ao menos três porções diárias de frutas e legumes no início da pesquisa mostraram-se 27 por cento menos propensos a sofrer um derrame, em comparação com as pessoas que não ingeriam mais de uma porção por dia, mostrou o trabalho, que foi publicado em edição recente do American Journal of Clinical Nutrition. Quem comia mais fruta também apresentou um risco 42% menor de morrer de derrame.

O estudo verificou ainda que as pessoas que consumiam muitos vegetais e frutas eram 24% menos propensas a morrer de doença isquêmica do coração (enfarte), que ocorre quando há diminuição do fluxo de sangue para o coração. Elas também apresentavam tendência 27% menor a morrer por causa de doenças cardiovasculares e tinham propensão 15% menor a morrer por qualquer causa durante o estudo.

Quando se trata dos benefícios proporcionados por nutrientes encontrados em frutas e legumes, a soma de um e um pode dar mais que dois, segundo os pesquisadores. Eles suspeitam que os nutrientes presentes nos alimentos podem interagir e oferecer benefícios maiores que obtidos com a ingestão de suplementos de nutrientes. Os efeitos benéficos do consumo de legumes e frutas podem ser ainda maiores que os indicados pelo estudo, afirma Eric B. Rimm, da Escola de Saúde Pública de Harvard, em Boston (Massachusetts).

Em um editorial sobre o estudo, ele destacou que os resultados do trabalho se basearam em respostas dadas a uma única pergunta sobre o consumo de frutas e vegetais, feita no início da pesquisa. Os hábitos alimentares das pessoas podem ter mudado ao longo do tempo e fortalecido a ligação entre a ingestão de frutas e vegetais e uma saúde melhor, afirmou Rimm.

O especialista também ressaltou que o estudo constatou importantes diferenças proporcionadas pela dieta rica em frutas e legumes a pessoas de raças distintas. Segundo a pesquisa, o consumo de muitos vegetais e frutas reduziu bastante o risco de doenças cardiovasculares em brancos, mas não em pessoas de outras raças. "Agora está confirmado que a ingestão de frutas e vegetais diminui o risco de doenças crônicas", comentou o editorialista. É hora de conduzir estudos que avaliem grupos individuais para verificar se existem diferenças reais entre eles, disse Rimm.

Reuters Health

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade