Vida e Saúde Dicas de Saúde
Sites relacionados
Dr. Mundi
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Dicas de Saúde
 
Dieta saudável diminui risco de câncer de boca, sugere estudo

As pessoas que consomem uma dieta rica em frutas, legumes e azeite de oliva podem reduzir o risco de desenvolver câncer de boca, disseram pesquisadores gregos. A ingestão desses alimentos, ricos em vitamina B2 (riboflavina) e nos minerais magnésio e ferro, foi associada a taxas mais baixas de câncer oral, independentemente do fato de as pessoas fumarem ou consumirem álcool - os principais fatores de risco da doença. Por outro lado, a ingestão de produtos contendo carne vermelha parece aumentar o risco da enfermidade, informaram os pesquisadores na edição de junho da revista Cancer.

O estudo foi realizado na Grécia com 106 pessoas internadas com câncer oral e com outros 106 pacientes que não apresentavam a doença. O país tem uma das mais baixas taxas de incidência da enfermidade na Europa, embora apresente elevados índices de tabagismo e de consumo de álcool.

No trabalho, a equipe entrevistou os voluntários sobre a dieta, o estilo de vida, o histórico médico, entre outros fatores. O objetivo das questões sobre a alimentação era descobrir com que frequência - diária, semanal e mensal - as pessoas haviam ingerido determinados tipos de alimentos no ano anterior ao estudo. Conforme o esperado, os pacientes que fumavam foram três vezes mais propensos a receber diagnóstico de câncer de boca. Os voluntários que ingeriam mais de um copo de bebida alcoólica por dia apresentaram uma probabilidade duas vezes maior de ter a doença.

Não houve associação entre o câncer de boca e o consumo diário de café. Os pesquisadores também não encontraram ligação entre a doença e o gênero, a idade ou o índice de massa corporal - medida que estabelece uma relação entre altura e peso da pessoa -, de acordo com a pesquisa. "A baixa incidência de câncer oral e/ou mortalidade provocada pela enfermidade relatadas na Grécia poderiam ser explicadas, ao menos em parte, pelo elevado consumo de frutas, de cereais (principalmente pão), e de azeite de oliva pela população grega", concluiu a equipe.

Reuters Health

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade