Vida e Saúde Dicas de Saúde
Sites relacionados
Dr. Mundi
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Dicas de Saúde
  DIABETE
Dormir com luz acesa pode evitar lesão ocular em diabético

Uma nova pesquisa reforça a teoria de que horas de completa escuridão aumentam a lesão retiniana da diabete e que o efeito pode ser neutralizado se a pessoa dormir com algumas luzes acesas.

Entretanto, ainda é muito cedo para recomendar que os diabéticos deixem as luzes do quarto acesas todas as noites para reduzir o risco da lesão ocular, conhecida como retinopatia diabética. Por exemplo, a exposição crônica à luz durante o sono pode ter "alguns efeitos inesperados," disse o principal autor do estudo, Neville Drasdo.

A retinopatia diabética é uma complicação comum da doença, que pode levar à cegueira. Ela é causada por alterações nos vasos sanguíneos da retina. Drasdo, da Universidade Cardiff, no País de Gales, explicou que alguns pesquisadores acreditam que a falta de oxigênio na retina durante as horas de escuridão promove a retinopatia diabética.

Durante o estudo, Drasdo e sua equipe analisaram sete adultos com diabete do tipo 2, mas sem retinopatia aparente. Depois, eles compararam esses pacientes com oito sem a doença. Os pesquisadores descobriram que a atividade no tecido próximo à superfície da retina foi reduzida após ficar no escuro, mas foi elevada com a exposição ao oxigênio. As pessoas saudáveis não apresentaram essas alterações.

As descobertas estão publicadas na edição de 29 de junho da revista The Lancet. De acordo com a equipe, isso indica que "a iluminação noturna" durante o sono poderia beneficiar os diabéticos. O pesquisador acredita que deixar algumas luzes acesas à noite é uma forma "absolutamente" viável para prevenir a retinopatia diabética.

Ele acrescentou, no entanto, que mais pesquisas são necessárias antes que os diabéticos comecem a adotar um regime permanente de "iluminação noturna". Não se sabe se o sono com iluminação permanente pode ter efeitos negativos, como interrupções do padrão de sono, de acordo com Drasdo. Ele ressaltou que a adoção de um plano de tratamento da diabete voltado ao controle dos níveis de açúcar no sangue pode ajudar a evitar a retinopatia diabética.

Reuters Health

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade