Vida e Saúde Dicas de Saúde
Sites relacionados
Dr. Mundi
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Dicas de Saúde
  CÂNCER
Comer frutas e legumes pode evitar difusão de câncer de cólon

Comer quantidades relativamente grandes de frutas e legumes parece não prevenir o desenvolvimento de pólipos, anomalias inicialmente inofensivas que surgem no intestino e podem se transformar em câncer de cólon, segundo um novo estudo. Pesquisas anteriores que buscavam estabelecer uma relação entre o consumo de vegetais e a ocorrência de câncer de cólon constataram que a ingestão de frutas, verduras e legumes reduziria o risco da doença, diferentemente dos resultados obtidos agora.

Embora os dados do trabalho mais recente mostrem que uma boa alimentação não diminua a probabilidade de desenvolver pólipos, eles indicam que a dieta rica nesses alimentos pode impedir que pólipos potencialmente perigosos virem câncer, afirma o principal autor do estudo, John D. Potter, do Centro Fred Hutchinson de Pesquisa sobre o Câncer, em Seattle (Washington).

Potter e sua equipe analisaram a ligação entre o consumo de frutas, verduras e legumes e o desenvolvimento de novos pólipos em 564 pessoas que já apresentavam essas alterações no intestino, em 682 voluntários que não tinham o problema, e em outras 535 que não sabiam se tinham pólipos. Os resultados do trabalho foram publicados em uma edição recente do American Journal of Epidemiology. Nele, os cientistas descobriram que o número de pólipos que as pessoas desenvolveram não sofreu influência nem do tipo nem da quantidade total de frutas, verduras e legumes que os voluntários consumiam.

Os pesquisadores ressaltaram, no entanto, que parece haver uma relação entre a quantidade de suco que as mulheres tomavam e o risco de desenvolver pólipos. As participantes que bebiam mais suco apresentavam metade da probabilidade de ter pólipos que as mulheres que tomavam menos dessa bebida. Os pesquisadores atribuem esse benefício ao fato de a maioria dos voluntários beber suco de laranja, que, nos Estados Unidos, contribui significativamente para a quantidade de folato que as pessoas consomem. Estudos anteriores já haviam demonstrado que a ingestão de maior quantidade de folato diminui o risco de desenvolver pólipos, acrescentaram os cientistas. Por outro lado, o consumo de maior quantidade de suco pareceu não diminuir o risco de ocorrência de pólipos entre os homens.

Em entrevista à Reuters Health, Potter explicou que as mulheres podem simplesmente ter maior capacidade de relatar com precisão o tipo de alimento que consomem que os homens - fato que pode explicar a diferença de resultados observada entre os dois gêneros. "Pode haver algumas diferenças reais entre os sexos", disse coordenador do estudo. Mas "as mulheres conhecem melhor que os homens os alimentos que ingerem", ressaltou Potter.

Reuters Health

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade