Vida e Saúde Dicas de Saúde
Sites relacionados
Dr. Mundi
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Dicas de Saúde
  ESTUDO
Colírio previne glaucoma, mostra pesquisa

Um colírio usado no tratamento da pressão alta no olho pode retardar e até prevenir o glaucoma, uma das maiores causas de cegueira, disseram pesquisadores norte-americanos na quinta-feira. Os pacientes tratados com o medicamento tinham menos da metade do risco de desenvolver glaucoma do que aqueles que não o receberam, de acordo com a equipe nacional de cientistas.

"Existem milhões de pessoas nos Estados Unidos e em outros países que estão sob risco de desenvolver glaucoma, pois têm hipertensão ocular", disse Michael Kass, diretor do Departamento de Oftalmologia, da Universidade de Washington, em St. Louis. "Este estudo fornece a primeira boa prova de que tratar essas pessoas pode retardar, ou possivelmente até prevenir, o glaucoma."

Oftalmologistas de 22 centros analisaram 1.636 pessoas, entre 40 e 80 anos, que tinham pressão intra-ocular alta. Esse problema é causado por uma formação de um fluido no olho e pode pressionar o nervo óptico. Estima-se que 3 milhões a 6 milhões de pessoas nos EUA sofram de hipertensão ocular e mais de 66 milhões em todo o mundo têm glaucoma. À medida que o nervo óptico é pressionado, a visão é gradualmente, e quase imperceptivelmente, perdida.

"Normalmente, afirma-se que o glaucoma 'rouba' a vista, pois muitas vezes a doença ocorre sem dor nem sintomas", disse Ronald Gross, da Escola de Medicina Baylor, em Houston, que trabalhou no estudo. "Muitas vezes, os pacientes não notam uma diferença na visão periférica até que o problema já avançou. Por isso, é essencial procurar um oftalmologista para detectar a doença precocemente."

O colírio só diminuiu a pressão nos olhos dos pacientes em 20%, mas isso se traduziu em uma grande queda na taxa de glaucoma, disseram os cientistas na edição desta semana de Archives of Ophthalmology. "Durante o período de cinco anos de estudo, verificamos que apenas 4,4 por cento dos participantes que receberam o colírio desenvolveram glaucoma", afirmou Mae Gordon, da Universidade de Washington. "A partir da comparação, 9,5% dos participantes que não receberam o colírio desenvolveram a doença."

Reuters

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade