Vida e Saúde Dicas de Saúde
Sites relacionados
Dr. Mundi
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Dicas de Saúde
  ALIMENTAÇÃO
Alimentos fritos podem provocar câncer

Pesquisadores noruegueses anunciaram na quinta-feira a confirmação de uma pesquisa sueca, indicando que alimentos fritos ou assados continham uma substância cancerígena, e pediram moderação aos que comem grandes quantidades desses produtos. Um estudo realizado pela Autoridade de Controle de Alimentos da Noruega mostrou que altas quantidades de acrilamida em alimentos assados e fritos causaram 30 casos de câncer em um ano entre os 4,5 milhões de noruegueses.

Uma pesquisa similar sueca, feita no mês passado, verificou que batatas fritas, biscoitos e pão contêm quantidades alarmantes de acrilamida, um agente formado em concentrações elevadas quando alimentos ricos em carboidratos são assados ou fritos. A agência norueguesa observou que suas análises claramente chegaram aos mesmos resultados obtidos pelos suecos e um estudo britânico anunciado logo depois. Os cientistas suecos acharam que os resultados eram tão chocantes que decidiram publicá-los antes de outras revisões.

"Até que se obtenham mais dados, a Autoridade de Controle de Alimentos da Noruega recomenda que a população coma uma dieta variada e evite fritar muitos alimentos", declarou a agência em um comunicado. "Os grandes consumidores devem, entretanto, reduzir o consumo se eles quiserem ficar no lado seguro." A pesquisa norueguesa verificou que o pão, com as concentrações mais baixas de acrilamida nas análises de 30 tipos de comida, era seguro. "Os efeitos positivos de comer pão são muito maiores do que o risco da acrilamida encontrada no pão."

Reuters

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade