Vida e Saúde Dicas de Saúde
Sites relacionados
Dr. Mundi
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Dicas de Saúde
  ALERTA
Obesidade e diabete elevam risco de obstrução vascular

Diabete
» Introdução
» O que é a diabete
» Diabete Tipo 1
» Diabete Tipo 2
» Sintomas
» Complicações
» Prevenção
Dicas:
» Bebida previne diabete?
» Óleo de peixe previne diabete
Notícias sobre diabete:
» Obesidade e diabete
» Riscos das novas drogas
» Terapia gênica
» Inflamação e diabete
» Esperança de cura

Adultos obesos e pessoas afetadas pela diabete tipo 2 podem ser mais propensos a desenvolver coágulos sanguíneos perigosos, informaram pesquisadores norte-americanos. Num estudo realizado com mais de 19 mil adultos, os cientistas verificaram, durante oito anos de pesquisa, que as pessoas com índice de massa corporal - uma relação entre peso e altura - mais elevado foram quase 2,5 vezes mais propensas que as mais magras a desenvolver tromboembolia venosa (TEV). A TEV se caracteriza pela formação de coágulos sanguíneos no interior dos vasos.

Os adultos com diabete também tiveram tendência quase duas vezes maior a receber diagnóstico de obstrução vascular por coágulos, informaram os pesquisadores na edição de 27 de maio da revista Archives of Internal Medicine. Na TEV, os coágulos que se formam nas veias podem se desprender e serem levados pela corrente sanguínea até os pulmões - distúrbio potencialmente fatal. Por essa razão, a tromboembolia é uma das principais causas de enfermidades e de morte.

Homens, negros e idosos também correm risco maior de desenvolver o distúrbio, indicou o artigo. As pessoas com mais de 85 anos foram 15 vezes mais propensas a receber diagnóstico de formação de coágulos nos vasos que aquelas do grupo etário de 45 a 54 anos. Outros fatores de risco tradicionais para doença cardíaca - como fumo, hipertensão, colesterol alto e falta de atividade física - não foram associados à ocorrência de obstruções vasculares, verificaram os autores da pesquisa.

Esses resultados podem ajudar os médicos a identificar as pessoas com risco para TVE. Além disso, os dados sugerem que os fatores que indicam tendência a desenvolver doença cardíaca podem não ser importantes na determinação do risco da tromboembolia venosa, concluiu a equipe de Albert W. Tsai, da Universidade de Minnesota, em Minneapolis. "O fato de o fumo, a hipertensão e o colesterol elevado não terem sido associados à TVE corrobora a possibilidade de que a doença venosa tenha uma etiologia (causa) diferente da que leva ao desenvolvimento da doença cardíaca," avaliou a equipe.

Os dados sugeriram ainda que evitar a obesidade ou a diabete - ou o tratamento preventivo de pacientes obesos ou diabéticos, quando necessário - pode prevenir alguns casos da TVE. O estudo incluiu adultos com e sem história de formação de coágulos sanguíneos que viviam em seis comunidades norte-americanas. Durante os oito anos, os pesquisadores documentaram a frequência de diagnósticos de obstruções e revisaram as informações médicas e os dados sobre o estilo de vida fornecidos pelos próprios pacientes.

Reuters Health

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade