Vida e Saúde Dicas de Saúde
Sites relacionados
Dr. Mundi
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Dicas de Saúde
  ALERGIA
Animal de estimação eleva em 60% risco de adolescente ter asma

Ter um animal de estimação peludo em casa pode aumentar o risco de asma entre adolescentes, sugeriu uma nova pesquisa. Os pesquisadores verificaram que as crianças mais velhas e os adolescentes que tinham um animal de estimação em casa foram 60% mais propensos a desenvolver asma. Além disso, o risco foi particularmente associado aos cães. As crianças que vivam em ambientes com umidificadores também apresentaram risco mais elevado de ter a doença, segundo os resultados publicados na edição de maio da revista Epidemiology.

Os alérgenos existentes em ambientes internos e externos são bem conhecidos como causadores de crises de asma. Irritantes ambientais - como fumaça de cigarro, pêlo de animal e mofo - provocam inflamações nas vias aéreas dos portadores da doença. No entanto, estudos que avaliaram a existência de alérgenos comuns em ambientes internos como causa primária de asma infantil produziram resultados conflitantes, informaram os autores da pesquisa atual. Além disso, a maioria desses trabalhos voltou-se para verificar o risco de asma em crianças mais novas e não em grupos mais velhos, avaliou a equipe de Rob McConnell, da Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles.

Por esse motivo, os pesquisadores investigaram a influência do ambiente interno no desenvolvimento da asma entre mais de 3.500 crianças e adolescentes sem registro anterior da enfermidade. Os voluntários tinham entre 9 e 16 anos e foram acompanhados por até cinco anos. Durante a pesquisa, 265 crianças desenvolveram asma - a maioria delas não havia apresentado dificuldade respiratória ou chiado anteriormente. Entre os voluntários que não tinham história do problema, a presença de animais domésticos - principalmente o cão -, e a existência de umidificadores e de mais de quatro plantas em casa pareceram elevar o risco de surgimento do distúrbio respiratório.

Os pesquisadores concluíram que cerca de um terço dos novos casos de asma entre crianças sem história de dificuldade respiratória pode ser atribuído à presença de animais domésticos. Os autores observaram que alguns estudos anteriores não conseguiram demonstrar que os animais de estimação eram um fator de risco para o desenvolvimento da asma entre crianças pequenas. Segundo a equipe de McConnell, uma possível explicação para o fato é que a existência de animais produz efeitos distintos sobre o risco de asma em cada faixa etária.

Com relação aos umidificadores, os pesquisadores disseram que o risco observado pode estar relacionado à existência de mais ácaros e mais mofo em casas úmidas.

Reuters Health

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade