Vida e Saúde Dicas de Saúde
Sites relacionados
Dr. Mundi
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Dicas de Saúde
 
Estresse impede fluxo adequado de sangue para os órgãos

O estresse parece diminuir a capacidade de expansão dos vasos sangüíneos. Esse fato pode explicar por que eventos extremamente estressantes podem dar origem a enfartes, sugeriu um novo estudo. O estresse súbito - como o relacionado à raiva, à privação ou à guerra - pode provocar enfarte ou morte cardíaca súbita, segundo Georg Noll, do Hospital Universitário de Zurique, na Suíça. Entretanto, não está claro ainda como esses eventos afetam o coração.

No estudo, a equipe de Noll usou ultra-sonografia para avaliar os vasos sanguíneos de 23 pessoas saudáveis à medida que realizavam tarefas estressantes - como pressionar rapidamente um botão em resposta ao disparo de luzes. Em geral, o endotélio - revestimento interno dos vasos sanguíneos - pode aumentar o fluxo de sangue para suprir os músculos, inclusive o coração, com oxigênio.

Os pesquisadores verificaram que o estresse reduziu a capacidade de resposta do endotélio em 50% durante cerca de 45 minutos. O teste de estresse mental de 3 minutos também provocou aumento temporário da pressão sanguínea e da frequência cardíaca, segundo artigo publicado na versão de acesso rápido da edição de 21 de maio da revista Circulation, da Associação Americana do Coração.

Testes complementares sugeriram que o bloqueio de um receptor chamado ETa, encontrado nas células do endotélio, poderia impedir o efeito constritor do estresse sobre os vasos sanguíneos. "Esse estudo ofereceu a primeira evidência de que o estresse mental súbito induz uma disfunção endotelial prolongada pela ativação de receptores Eta", informaram os autores do trabalho.

Os resultados da pesquisa ajudam a compreender por que os eventos estressantes podem significar problemas para as pessoas que já apresentam artérias obstruídas ou estreitadas. O estresse pode contribuir para piorar o fluxo sanguíneo já restrito, que pode causar enfarte ou derrame. O bloqueio dos receptores Eta pode "representar uma nova estratégia terapêutica" para prevenir problemas relacionados à doença cardíaca, concluiu a equipe.

Reuters

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade