Vida e Saúde Dicas de Saúde
Sites relacionados
Dr. Mundi
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Dicas de Saúde
 
O estresse atrapalha a alimentação

Leia também
» Saiba escolher sua dieta
» Dica para relaxar
» Tenha uma agenda saudável

As pessoas que sofrem de depressão ou de ansiedade leve têm mais riscos de adotar táticas para perder peso que são prejudiciais à saúde, como comer compulsivamente e recorrer a laxantes ou jejuar e ter uma má alimentação. "Existe uma relação importante entre o sofrimento psicológico e as práticas alimentares", disse o autor sênior do estudo, Alan R. Kristal, professor de epidemiologia da Universidade de Washington, em Seattle.

Uma pesquisa anterior verificou que adultos que sofrem de depressão grave - cerca de 5% da população dos Estados Unidos - muitas vezes têm distúrbios alimentares. No entanto, os pesquisadores queriam saber se pessoas com problemas psicológicos gerais, como depressão ou ansiedade leve, também adotam práticas alimentares menos saudáveis. Cerca de 20% da população dos EUA sofre com esses problemas psicológicos, destacaram eles.

"As pessoas com distúrbios psicológicos graves têm taxas muito elevadas de práticas alimentares distorcidas, mas ninguém se perguntou pelos problemas psicológicos comuns", afirmou Kristal. A equipe utilizou dados de uma pesquisa por telefone com uma amostra nacionalmente representativa de cerca de 3.500 adultos, financiada pela empresa alimentar Procter & Gamble.

Os pesquisadores analisaram o estado mental, hábitos alimentares e métodos de dieta dos entrevistados. As descobertas estão publicadas na edição de maio do Journal of the American Dietetic Association. Os pesquisadores descobriram que homens e mulheres que disseram estar estressados tinham chances duas vezes maiores de adotar práticas alimentares prejudiciais à saúde, como pular refeições, tomar remédios para emagrecer e comer compulsivamente.

Kristal e sua equipe também analisaram o conteúdo nutricional das dietas de pessoas que estavam ou não estressadas. "Para homens e mulheres, quanto mais estressados, mais calorias eles consumiam", afirmou o pesquisador. "Para mulheres, quanto mais estressadas, menos frutas, verduras e legumes elas comiam. Já para os homens, quanto mais estressados, mais gordura eles consumiam."

Uma razão possível dessa relação poderia ser que pessoas estressadas usam o alimento como uma forma de consolo. "Quando você está ansioso, ele é uma forma de aliviar um pouco o sofrimento", disse ele. Kristal acrescentou, no entanto, que a associação entre o sofrimento e as práticas alimentares também poderia ser recíproca. Ou seja: as pessoas que comem compulsivamente e vomitam, acabam sofrendo de depressão ou ansiedade. "Se você está envolvido em práticas de controle de peso que não são saudáveis, como jejuar, isso pode fazer com que você fique ansioso ou depressivo", explicou ele.

"As dietas pobres muitas vezes resultam em depressão. O nível de energia e a iniciativa são muito menores do que o normal e o entusiasmo para muitas coisas, incluindo refeições, é perdido", disse Leslie Bonci, porta-voz da Associação Americana de Dietética (ADA) e diretora de medicina esportiva da Universidade de Pittsburgh, em um comentário da ADA acompanhando o estudo. "O foco em uma dieta bem balanceada e a ingestão de diversas refeições leves durante o dia podem ajudar a controlar a alimentação compulsiva e fornecer nutrientes para o organismo", acrescentou ela.

Reuters Health

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade