Vida e Saúde Dicas de Saúde
Sites relacionados
Dr. Mundi
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Dicas de Saúde
  ALIMENTAÇÃO
Entenda a diferença entre compulsão alimentar, fome e apetite

A compulsão alimentar é um problema muito comum e diferente do que normalmente se conhece como fome. Segundo a psicóloga Claudia Lyra, especialista em distúrbios alimentares, "a fome é algo físico, orgânico. É normal que o indivíduo sinta a necessidade de repor as suas energias ingerindo algo". Claudia Lyra disse que a compulsão alimentar é diferente também do apetite, que é de natureza psicológica, onde a pessoa deseja algo específico, como comer um bolo ou uma macarronada.

A psicóloga afirmou que o doente com compulsão alimentar não sente prazer pelo sabor, é só um desejo de comer muito, de se empanturrar. Segundo ela, a principal causa é de ordem interna. "A pessoa não compreende seu estado de angústia e busca na alimentação como forma de aliviar suas tensões ou necessidades afetivas", disse.

Segundo estudo realizado pela psicóloga, nem todos conseguem identificar se sofrem desse distúrbio. A psicóloga verificou que há um emparelhamento entre afeto e comida na educação das crianças. "Com o intuito de controlar o comportamento de seus filhos, os pais acabam realizando compensações alimentares", ressaltou.

Existe cura para o problema, mas o tratamento é prolongado. De acordo com ela, o doente pode recuperar-se sem ajuda médica, basta que inicie um processo de autoconhecimento e procure entender as suas frustrações e conflitos. A psicóloga recomendou a meditação como forma de perceber sua realidade e, nos casos mais acentuados, acompanhamento psicológico.

Cláudia lembrou que a doença pode se agravar, caso a família não compreenda o problema e faça comentários de que a pessoa é fraca, precisa fechar a boca, come demais ou não tem força de vontade. Segundo a psicóloga, esse tipo de opinião também colabora para piorar a situação.

Midia News

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade