Vida e Saúde Dicas de Saúde
Sites relacionados
Dr. Mundi
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Dicas de Saúde
  TUBERCULOSE
Vitamina A e Zinco ajudam a curar a tuberculose

Alimentos que contém Vitamina A e Zinco

  • A vitamina A é encontrada em alimentos de origem animal (leite, ovos, fígado), e também nos vegetais folhosos verde-escuros e nos vegetais e frutas amarelo-alaranjados.
  • O zinco também pode ser encontrado em alimentos de origem animal, mas principalmente nos peixes e ostras.
  • Os pacientes de uma doença que volta a ameaçar a população mundial, a Tuberculose, podem se beneficiar da adição de vitamina A e de suplemento de Zinco à medicação padrão contra a doença, relatam pesquisadores holandeses da Universidade Wageningen, na edição de abril do American Journal of Clinical Nutrition.

    Pesquisas anteriores haviam mostrado que doentes com tuberculose geralmente sofrem de desnutrição, o que pode enfraquecer o sistema imunológico e aumentar a suscetibilidade a enfermidades. Os cientistas têm observado que a adição de vitamina A e de zinco melhora o sistema de defesa desses pacientes.

    No trabalho atual, os pesquisadores realizaram um estudo aleatório para averiguar se o acréscimo de vitamina A e de zinco à dieta de pessoas que tomavam medicação contra a tuberculose incrementaria os resultados. Os cientistas avaliaram 110 indonésios com tuberculose recém-diagnosticada, sendo que 80 deles completaram o estudo. Metade dos pacientes integrou um grupo que recebeu a medicação padrão contra a tuberculose mais 5.000 UI de vitamina A e 15 miligramas de zinco. Os demais tomaram os remédios contra a infecção e placebo.

    Os participantes da pesquisa foram submetidos a longos exames antes do início do tratamento e passaram por novos testes 2 e 6 meses mais tarde. Os pesquisadores descobriram que os complementos pareceram aumentar a eficácia da medicação antituberculose nos primeiros 2 meses de terapia. Em comparação com os doentes que receberam apenas o tratamento convencional, os pacientes que ingeriram os suplementos apresentaram o dobro de chance de eliminar a bactéria da tuberculose do muco pulmonar excretado na tosse em duas semanas - e de manter o efeito por 7 semanas. Nestas pessoas, também foi verificada uma maior redução das anormalidades e das lesões observadas em exames radiológicos.

    Diminuir a quantidade de bactéria potencialmente contagiosa presente na saliva do paciente pode reduzir os riscos de contaminação de outras pessoas, observaram os pesquisadores. A equipe de West concluiu que, se os resultados da pesquisa forem confirmados por estudos maiores, o tratamento padrão contra a tuberculose deve ser alterado para incluir os suplementos, que podem permitir aos médicos reduzir a dosagem ou o tempo da medicação - o que corta custos e potenciais efeitos colaterais.

    Reuters Health

    volta
     » Condições de uso do canal Vida e Saúde
     » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
      Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade