Vida e Saúde Dicas de Saúde
Sites relacionados
Dr. Mundi
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Dicas de Saúde
  ALIMENTAÇÃO
Suplementos com lactobacilos ajudam a tratar diarréia

Suplementos que contêm uma bactéria geralmente encontrada em iogurtes podem ajudar a reduzir em quase um dia os episódios de diarréia em crianças, informaram pesquisadores.

A equipe de Cornelius Van Niel, da Universidade de Washington, em Seattle, revisou nove estudos internacionais que avaliaram a efetividade do uso de um tipo de bactéria conhecida como lactobacilo - bactérias do gênero Lactobacillus - no tratamento de diarréia em crianças. A maioria dos participantes das pesquisas tinha menos de 3 anos e estava hospitalizada. Geralmente, o lactobacilo foi dado como suplemento em forma de cápsula ou misturado com uma bebida para reidratação.

Os cientistas verificaram que o suplemento contendo lactobacilo diminuiu a duração da diarréia em dois terços de um dia, quando comparado ao uso de placebo, segundo resultados publicados na revista Pediatrics. O melhor é que não foram observados efeitos colaterais.

"O que torna esse tratamento tão atraente é que têm poucas desvantagens em relação ao seu potencial benéfico", disse Van Niel à Reuters Health. Ele informou que, na clínica dele, a terapia custa apenas cerca de US$ 10.

Não ficou claro, no entanto, se os mesmos benefícios podem ser obtidos com o consumo de iogurtes comprados nos mercados que contêm lactobacilo, mas vale tentar, disse Van Niel. "Minha impressão é que pode funcionar", avaliou o pesquisador. Ele lembrou que alguns tipos de iogurte que estão no comércio podem não conter a quantidade necessária de bactéria para provocar algum efeito.

O cientista aconselhou os pais a consultarem um pediatra antes de dar às crianças um lactobacilo comprado sem receita médica ou um outro suplemento "probiótico". Complementos alimentares comprados sem receita não obedecem aos mesmos padrões de segurança e de efetividade que os medicamentos.

Uma criança com diarréia deve consultar um médico se o problema durar mais de cinco dias, se as fezes contiverem sangue ou muco, ou caso o paciente apresente sinais de desidratação (como boca seca e micção pouco frequente), aconselhou Van Niel.

Não se sabe exatamente como o lactobacilo ajuda a melhorar a diarréia, disse o pesquisador. Pelo fato de a bactéria ser um tipo de bactéria considerada "boa" encontrada no trato gastrointestinal, os suplementos poderiam ajudar a restaurar o equilíbrio nas situações em que a bactéria "ruim" estiver predominando, sugeriu Van Niel.

Reuters

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade