Vida e Saúde Boa Forma Alimentação Saudável
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Alimentação Saudável
  Alessandra Caviglia
A importância dos minerais no nosso organismo

Mais dúvidas
» Os minerais
» Classificação
» Fontes e funções
» Conheça a nutricionista
» Mande sua dúvida!

Incluir minerais na nossa dieta também é essencial para o bom funcionamento do organismo, você sabia? Estas substâncias exercem funções estruturais (como a de formação de tecido) e reguladoras (em diversas reações químicas no organismo).

Eles são elementos inorgânicos presentes nos tecidos corporais em pequenas quantidades. Aproximadamente 4% do peso do nosso corpo são representados pelos minerais.

Os minerais são importantes no catabolismo, ou seja, na ativação de numerosas reações que liberam energia durante o desmembramento dos carboidratos, das gorduras e das proteínas.

Além disso, eles são essenciais para a síntese dos nutrientes biológicos: do glicogênio a partir da glicose, das gorduras a partir dos ácidos graxos e do glicerol e das proteínas a partir dos aminoácidos. Sem os minerais essenciais, seria rompido o equilíbrio delicado entre catabolismo e anabolismo (quando é formada a massa muscular).

Os minerais podem estar presentes no corpo combinados com compostos orgânicos (proteínas, vitaminas, lipídios, etc.), com compostos inorgânicos (outros minerais) e na forma livre.

Na natureza, eles são encontrados nos solos e nas águas dos rios, lagos e oceanos. Estão presentes principalmente nos vegetais, cereais e alimentos de origem animal. Sua concentração é maior nos alimentos integrais.

Alessandra Caviglia

» Confira outras colunas e respostas já publicadas

volta | mais artigos de Boa Forma
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade