Vida e Saúde Boa Forma Alimentação Saudável
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Alimentação Saudável
  Alessandra Caviglia
A importância da boa alimentação para os esportistas

Os minerais desempenham algumas funções essenciais no organismo:

  • formam os ossos e dentes,
  • estão presentes em diversos tecidos (muscular, epitelial e outros),
  • participam da contração muscular,
  • controlam os batimentos cardíacos e impulsos nervosos,
  • participam dos processos de anabolismo e catabolismo dos tecidos (respectivamente, formação e consumo de massa magra) e
  • modificam e regulam o metabolismo dos nutrientes (as reações químicas que acontecem no organismo)

    Os minerais mais importantes, suas funções e fontes alimentares estão descritos no quadro abaixo. A coluna "ingestão" refere-se à quantidade diária recomendada.

    Mais dúvidas
    » Os esportistas e a nutrição
    » Aumento da massa muscular
    » Albumina pode fazer mal?
    » Quantas calorias devo ingerir?
    » Tenho 42 anos e não emagreço
    » Tenho 20 anos e não emagreço
    » Conheça a nutricionista
    » Mande sua dúvida!

    Nos últimos anos, a nutrição tem sido alvo de crescente interesse por parte de atletas e praticantes de atividade física, cada vez mais conscientes dos benefícios que uma alimentação adequada pode trazer quando associada ao treinamento esportivo.

    A nutrição apropriada constitui o alicerce para o desempenho físico; proporciona tanto o combustível para o trabalho biológico quanto as substâncias químicas para extrair e utilizar a energia potencial contida nesse combustível. O alimento proporciona também os elementos essenciais para a síntese de novos tecidos (músculos, ossos e gordura) e auxilia na recuperação de lesões ou traumas eventualmente provocados pelo exercício.

    A alimentação é, portanto, de fundamental importância para um bom desempenho em qualquer modalidade esportiva. Para isso deve ser balanceada e completa, fornecendo todos os nutrientes necessários ao organismo para que ele realize suas funções de crescimento, reparo e manutenção dos tecidos e, além disso, produza energia.

    As necessidades nutricionais, porém, são diferentes de um indivíduo para o outro em função de alguns fatores como idade, sexo, peso, altura, patologias e o tipo de atividade física realizada. Na elaboração de uma dieta para o desportista, deve-se levar em consideração todos esses aspectos e, principalmente, as suas necessidades em termos de energia para que possa suportar o esforço físico.

    Os carboidratos, as gorduras e as proteínas consumidos diariamente fornecem a energia necessária para manter as funções corporais tanto em repouso quanto durante a atividade física. No exercício, grande parte da energia gerada por essas três fontes energéticas destina-se ao trabalho muscular. Uma combinação ideal delas é calculada de acordo com a intensidade, duração e tipo de atividade, preparo fisico do atleta e dieta prévia ao exercício.

    Carboidratos e lipídios não são queimados com a mesma velocidade, nem no mesmo tipo de exercícios. Entenda: os lipídios (gorduras) fornecem maior quantidade de energia por grama. Mas, apesar da enorme quantidade de energia acumulada nas gorduras, a velocidade com que estas são oxidadas para a produção de energia, principalmente em exercícios intensos de curta duração, é relativamente menor do que a dos carboidratos.

    Por isso, quando o organismo necessita de maior quantidade de energia por unidade de tempo, utiliza os carboidratos. Já nos exercícios de resistência (como corrida ou ciclismo), conforme diminui a intensidade do esforço, os lipídios passam a ser responsáveis por maior produção de energia.

    Alessandra Caviglia

    » Confira outras colunas e respostas já publicadas

  • volta | mais artigos de Boa Forma
     » Condições de uso do canal Vida e Saúde
     » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
      Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade