Vida e Saúde Boa Forma
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Boa Forma
  Escolha seu esporte
Aeroboxe na luta contra o estresse e gordurinhas


Detalhes do esporte:
Gasto calórico:
Ganho de massa muscular:
Riscos e desgaste físico:
Obs: dados relativos a uma aula avançada de 1h. A queima calórica depende do sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico da pessoa, além das condições climáticas.
 
Mais esportes:

» Aeróbica
» Basquete
» Bicicleta
» Biodança
» Boxe
» Beisebol
» Caminhada
» Capoeira
» Caratê
» Corrida
» Futebol
» Ginástica Localizada
» Hidroginástica
» Handeball
» Jiu-jitsu
» Judô
» Musculação
» Natação
» Power Fight
» Remo
» Rugby
» Surfe
» Tai Chi Chuan
» Tênis
» Vôlei

O que é
Música animada, pulinhos, coreografias sem grandes complicações e até corridinhas em círculos. A base vem da aeróbica tradicional, mas o diferencial está, como o próprio nome indica, nos golpes e luvas de boxe: aeroboxe, mistura de ginástica e boxe que começou a se espalhar pelas academias brasileiras há cerca de cinco anos.

Mas para quem pensa que o aeroboxe vai render olho roxo ou outras escoriações do gênero, antecipamos: o aeroboxe não é uma luta e, mesmo os exercícios em dupla são feitos com o uso de manoplas, que são espécies de escudos.

Como é a aula?
Uma boa aula de aeroboxe começa com um aquecimento dos membros inferiores, que é feito a partir de uma corrida moderada.

Na segunda parte começam os socos. Diante do espelho, você trabalha como se tivesse à frente de um lutador imaginário, aplicando golpes no ar. São quatro tipos de soco:

Jabs - soco curto com a mão que está à frente. Os destros mantêm a mão esquerda à frente e os canhotos fazem o contrário.

Cruzados - simula o desenho de uma meia lua em direção à parte lateral do rosto a ser supostamente atingido.

Diretos - segue linha reta em direção ao rosto com a mão de trás (direita, no caso dos destros).

Upers - como se fosse um gancho vindo de baixo para cima, para acertar o queixo do "adversário".

A terceira parte da aula consiste em golpes em duplas ou no Bob (boneco simulador). É a parte mais forte da aula. No caso dos exercícios em duplas, uma pessoa fica com as luvas e a outra segura a manopla para absorver os socos. Em intervalos de seis minutos, as posições são invertidas.

Quarta e última parte: são feitos exercícios de abdominal e depois alongamento, principalmente dos membros inferiores e da região lombar.

Vantagens
Entre os benefícios do aeroboxe está a melhora do condicionamento físico e, junto a isso, elevação da freqüência cardíaca.

Outra vantagem é a queima de gorduras. Numa aula de uma hora, são queimadas cerca de 600 calorias.

As partes do corpo mais trabalhadas são abdomên, pernas, peitorais e ombros.

Em relação aos aspectos emocionais, o aeroboxe é bastante procurado para combater o estresse. De fato, passar uma hora do seu dia socando um Bob (boneco usado nas aulas) é uma boa maneira de eliminar as tensões do cotidiano.

Período mínimo para fazer efeito
No mínimo um mês e meio para sentir os efeitos no corpo. Já a parte cardiorespiratória começa a apresentar progressos logo nos primeiros trinta dias.

Quem pode fazer?
Pessoas que têm problemas cardíacos não podem fazer a atividade. Estão liberadas pessoas de ambos os sexos, de 15 a cerca de 45 anos; embora tenha praticantes um pouco mais velhos. Gestantes e crianças também não podem fazer a atividade.

Dicas do especialista:
O praticante de aeroboxe deve sempre estar munido de uma garrafinha de água. A hidratação deve ser mantida durante e após a aula.

Cuidado com as hiper-extensões: evite esticar totalmente os braços durante os movimentos.

André Rosa - Graduando em Educação Física, faixa preta de caratê e professor de aeroboxe há dois anos e meio na Academia Triathon, em São Paulo.

volta | mais artigos de Boa Forma
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade