MAR DE LIXO Uma enorme área do Pacífico está tomada por cerca de 100 milhôes de toneladas de lixo
Por Eduardo Araia
 |
 |
No alto, Marcus Eriksen (de pé), da Algalita Foundation, navega no Alasca com um barco feito de lixo plástico. O desastre ecológico causado por detritos como esses convenceu Charles Moore a dedicar-se à causa ambiental. |
Os detritos reunidos nas regiões de giros se
decompunham na natureza, mas a DURABILIDADE dos plásticos
modernos mudou bastante esse panorama
Ouvido pelo jornal inglês The Independent, o oceanógrafo David Karl, da Universidade do Havaí, considera que é preciso fazer mais pesquisas para determinar o tamanho e a natureza da sopa plástica. Mas não duvida da descoberta de Moore. “Afinal, o lixo plástico está indo para algum lugar, e já é hora de termos um relatório completo da distribuição de plástico no ecossistema marinho e, especialmente, seu destino e impacto nos ecossistemas marinhos.”
Karl está coordenando com a fundação de Moore uma expedição ao mar de lixo no segundo semestre deste ano, e acredita que a expansão da área do vórtice já representa um novo habitat marinho.
 |
 |
O entulho plástico despejado pelo homem nos mares mata a cada ano mais de um milhão de pássaros e cem mil mamíferos marinhos, e sua entrada na cadeia alimentar representa risco para a saúde humana. |
PÁGINAS :: << Anterior | 1 | 2 | 3 | Próxima >>
|